Os estudantes do Instituto de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão (Iema), unidade plena de São Luís, vão participar de uma palestra com a temática "Ciência e Educação para o Desenvolvimento do País". O responsável pela palestra será o cientista político e ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral.
O evento vai ocorrer hoje (14), no auditório da unidade do Iema, localizado na Rua Grande/Centro, às 17h. O principal objetivo da palestra é destacar para a comunidade escolar a importância da ciência e da educação para o desenvolvimento do país.
"A relevância de discutir esse tema na escola hoje é enorme, a atualidade e sentido do ensino da escola só responderá aos desafios do século XXI vinculando-se a ciência, tecnologia e inovação como eixos transversais organizadores de todo o currículo", destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.
O gestor pedagógico Márcio Lopez afirmou que a temática é uma oportunidade para os estudantes saberem um pouco mais sobre este contexto na qualificação profissional e na formação integral. "A temática é de grande relevância social, pois enfatiza a importância do conhecimento no atual contexto marcado pela restruturação produtiva, pela globalização. Portanto, falar de Ciência e Educação para estudantes é uma oportunidade de ressignificar o conhecimento e o papel da escola no atual cenário".
O secretário também destacou a importância de Roberto Amaral, "um dos grandes quadros da esquerda brasileira com participação decisiva nas políticas de ciência, tecnologia e inovação, quando foi ministro da pasta no Governo Lula e presidiu a empresa binacional Alcântara Cyclone Space, incorporou a dimensão da inclusão social ao Ministério da Ciência e Tecnologia por intermédio da construção dos Centros Vocacionais Tecnológicos".
Durante a palestra, os estudantes irão receber uma medalha de bronze e a outra de menção honrosa pela participação na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2016.
Publicado em Regional na Edição Nº 15776
Comentários