Mariana Carvalho prestigiou e caminhou com os jovens

Ribamar Fiquene - A Diocese de Carolina realizou em Ribamar Fiquene, nos dias 18 e 19 (sábado e domingo), o DNJ 2017, com a participação de mais de 400 jovens no Galpão Irmã Maria Pia. O movimento da juventude integrou os municípios de Estreito, São João do Paraíso, Campestre do Maranhão, Lajeado Novo, Porto Franco, Montes Altos, Sítio Novo e Grajaú. Tema: 'Juventude em Defesa da Vida dos Povos e da Mãe Terra'.
Para o padre da igreja de São Sebastião, Nildo Francisco, o encontro realizado no fim de semana em Ribamar Fiquene foi um momento de aprofundar os conhecimentos sobre o tema 'Os Humildes Herdarão a Terra' buscando organização para refletir sobre o processo de preservação do meio ambiente e discutir sobre identidade e a importância da valorização do campo e das políticas públicas, para que os jovens nunca sejam manipulados.
Sábado (18) pela manhã, vários palestrantes se manifestaram discorrendo sobre a temática do evento. Depois do almoço, foram realizadas as oficinas com a participação dos jovens nas comunidades dos povoados de Lajeado Velho e Arraias. No fim da tarde, concentração e caminhada da juventude pelas principais ruas da cidade. À noite, na Praça 10 de Novembro, a comunidade assistiu às apresentações artísticas de grupo de jovens dos municípios participantes do evento.
A jovem Mariana Carvalho, além do apoio logístico dado à coordenação regional do evento, atendeu ao convite da comunidade e também prestigiou o Dia Nacional da Juventude, participando da caminhada. Na primeira parada do percurso da caminhada, Mariana se pronunciou publicamente destacando a importância da integração manifestada pela juventude quanto ao debate das causas sociais e a preservação do meio ambiente. "A juventude sempre esteve à frente das grandes transformações. Hoje, a juventude da Diocese de Carolina fez bonito em Ribamar Fiquene. Sou muita grata pelo convite e pela recepção calorosa. Contem comigo! Vamos fazer o Maranhão pensar novo", disse.
Domingo (19), a coordenação do DNJ deu segmento às atividades programadas, inclusive esportivas. Para encerrar a programação, à noite foi celebrada a missa de Ação de Graças pelo padre Nildo Francisco. O encontro em Ribamar Fiquene despertou a comunidade evidenciando que nesse contexto, não só as escolas, mas a igreja e a família estão envolvidas na orientação dos jovens para que possam vencer os obstáculos e realizar os seus sonhos na busca da verdade, que é Jesus Cristo.
O padre Nildo Francisco destacou que a reunião dos jovens da Diocese de Carolina é um momento de fé e de conscientização e também da sociedade. "Esse é um objetivo geral da Pastoral da Juventude que promove este evento, é justamente que a juventude possa ter mais consciência política, que é coisa que falta muito para nossa realidade de hoje. Esperamos que os jovens que estão participando do encontro possam sair mais conscientes, com os olhos mais abertos, já que vivemos em um mundo de crise política, de crise ética. E, sobretudo, a juventude precisa lutar para transformar e a igreja está junto com os jovens seguindo o testemunho de Jesus Cristo", concluiu. (Marcelo Rodrigues - Colaborador)