Ribamar Fiquene - Nesta sexta-feira, 20 de janeiro, é feriado municipal em Ribamar Fiquene, que celebra o dia do padroeiro São Sebastião. Essa cultuação religiosa já é uma tradição festejada há muitos anos pela comunidade católica fiquenense e a cada ano ganha maior participação dos devotos e obreiros, explicou o secretário municipal de Cultura, Edvan Araújo, membro do conselho de organização do festejo.
Este ano a comunidade começou a celebração no dia seis de janeiro e todas as noites era celebrada a novena e santa missa com a presença de centenas de devotos de São Sebastião, na igreja matriz, no centro de Ribamar Fiquene.
No Centro Paroquial Maria Pia realiza-se a movimentação de pátio com leilões de muitas prendas e nas barracas a venda de comidas típicas da região, além do baile tradicional que envolve intensamente os segmentos sociais da cidade.
O prefeito interino Luís Sabino (PR) disse que o festejo de São Sebastião faz parte do calendário oficial do município de Ribamar Fiquene por ser um evento aberto à comunidade e ser uma tradição religiosa.
Ao assinar o Decreto de Feriado Municipal nº 15/2012, que dispõe sobre o feriado no município nesta sexta-feira (20), o prefeito interino Luís Sabino declarou que “este é um momento de confraternização com a comunidade, é o crescimento da renovação da fé espiritual, da evangelização e a catequese, principalmente porque divulgamos a importância da cultura histórica de nossa gente”.
O padre Fillipo Columbi ressaltou que desde o dia seis de janeiro, a população fiquenense vive a alegria de participar do festejo acompanhando o novenário, missas, batizados, muitos deles serão realizados hoje pela manhã, não esquecendo de lembrar a procissão pelas ruas da cidade nesta sexta-feira, às 18h, uma peregrinação cristã que desperta a participação de muitos devotos de São Sebastião.
Publicado em Regional na Edição Nº 14308
Comentários