Conselheiros do COMMAM reunidos na sede da entidade

Domingos Cezar

Membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAM) se reuniram antes do feriado (30), para tratar de vários assuntos relacionados às questões ambientais de Imperatriz, que são de interesse da comunidade em geral.
A presidente do Conselho, bióloga Ivanice Cândido fez informes sobre como se procede o Licenciamento Ambiental Municipal, a realização da III Blitz Educativa no rio Tocantins, prevista para acontecer no dia 28 de junho próximo, e a apresentação da temática abordada no III Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina.
Ivanice Cândido informou que o III Fórum Ambiental não mais se realizará no início do mês de junho, a exemplo dos anos anteriores. O evento está programado para acontecer nos dias 14, 15 e 16 de setembro, em face à agenda de alguns convidados que ministrarão as palestras. O Fórum este ano tem como tema “Cidade Sustentável e Cidadania”.
A diretoria do Conselho Municipal do Meio Ambiente convidou o titular da 3ª Promotoria Especializada em Defesa do Meio Ambiente, o promotor Jadilson Cirqueira, o qual abordaria a questão da compensação ambiental da Suzano Papel e Celulose, cujo recurso na ordem de R$ 10,2 milhões foi desviado para outra região do estado.
O desvio do recurso da compensação ambiental da fábrica de papel e celulose fere frontalmente lei ambiental federal a qual determina que o recurso da compensação ambiental deve ser aplicado na área que está sofrendo o impacto ambiental, ou seja, no município em que a fábrica funciona, no caso o município de Imperatriz.
O promotor Jadilson Cirqueira, em comunicado enviado à diretoria do Conselho, justificou que não poderia comparecer em face a compromissos assumidos anteriormente. Porém, afirmou que se agendaria para a próxima reunião do Conselho para que este fizesse o relato sobre o emblemático problema que é a compensação ambiental da Suzano.
Audiência pública - Na manhã de quinta-feira, atendendo ao convite do vereador Rildo de Oliveira Amaral, presidente da Comissão de Planejamento, Uso, Ocupação do Solo e Meio Ambiente, a presidente do COMMAM, Ivanice Cândido Almeida, e o diretor de Relações Públicas do Conselho e diretor conselheiro da Fundação Rio Tocantins, Domingos Cezar Ribeiro, participaram da audiência pública na Câmara.
Por indicação dos vereadores Amauri Alberto Sousa e Fidélis Uchôa, a Câmara Municipal de Imperatriz vai debater os danos causados ao rio Tocantins, pelo despejo de esgoto in natura; lixo nos riachos e no próprio rio, bem como a extração de areia de seu leito. Domingos Cezar apresentará o estado crítico do rio em toda a extensão da região lacustre do rio Tocantins.