São Luís - Com o tema “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para enfrentar a pobreza”, foi aberta, na noite de domingo (22), em São Luís, a 64a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), evento que tem o apoio do Governo do Estado. As boas-vindas aos participantes foram dadas pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp; pelo reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Nathalino Salgado; pela presidente da SBPC, Helena Nader; e pela secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra, que na ocasião representou a governadora Roseana Sarney.
O premio Nobel de Química em 2011, o israelense Daniel Shechtan, também participou da abertura, bem como a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, e a ministra interina da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Lourdes Bandeira, entre outras autoridades.
“A todos os participantes desejamos um feliz momento de interação e troca de experiências e que se cumpra o objetivo maior de produzir e difundir conhecimentos que contribuam para a superação da pobreza”, disse Rosane Guerra.
A secretária de Ciência e Tecnologia do Maranhão ressaltou que, no ano em que São Luís comemora 400 anos, a realização da SBPC dignifica a história da cidade. “Homenageia um núcleo urbano relevante do Brasil que reúne ricas expressões da cultura nacional e é a síntese étnica que alinhava o esplendor do passado com a convicção de um futuro plural e abrangente”, enfatizou.
O ministro Antônio Raupp destacou a SBPC deste ano por colocar no cento das discussões um tema relevante que são os saberes populares. “Hoje, temos o desafio de difundir e efetivar o desenvolvimento sustentado, que associa crescimento econômico, inclusão social e respeito ao meio ambiente. Dentro desse objetivo, os saberes tradicionais são muito importantes”, frisou.
Programação
A 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ocorrerá até sexta-feira (27), no Campus do Bacanga, da Ufma, em São Luís. A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos.
Também são realizados eventos paralelos como a SBPC Jovem (voltada para estudantes do ensino básico), ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e SBPC Cultural (atividades artísticas regionais). O Governo do Estado participa com um estande de 200 m2, montado na ExpoT&C, onde várias secretarias estão expondo suas ações.
Realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, a SBPC é um importante meio de difusão dos avanços da ciência em suas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates das políticas públicas em C&T. (Elizete Silva)
Comentários