Com o propósito de ofertar um ensino que crie condições necessárias para que os alunos da rede pública estadual possam progredir na vida estudantil, ter autonomia e chegar a uma universidade, se assim for o sonho, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está reforçando as ações no ensino e aprendizagem em todas as séries do Ensino Médio.
Entre as ações de fortalecimento do Ensino Médio será a continuidade dos Simulados Mais Ideb, que são preparatórios para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Iniciados em 2017, os simulados ajudaram de forma efetiva no resultado do Ideb de 3,4. Uma parceria entre a Seduc e a Startup 'Mira Educação', vai garantir a aplicação desses simulados para os 2º e 3º anos do Ensino Médio, avaliando cada competência e habilidade dos estudantes a cada período letivo, de uma maneira mais célere, uma vez que os professores poderão corrigir as provas em tempo recorde por meio do aplicativo Mira Aula, desenvolvido pelo startup.
Além dos simulados com a Mira Educação, pela primeira vez o estado terá seu próprio Ideb, pois a Seduc vai instalar o sistema próprio de avaliação da rede, com a aplicação de testes aos estudantes e, ainda, ofertar aos municípios para os seus 9º anos, sem custo.
Foco no Enem e vestibulares
Este ano, a Seduc planejou uma série de atividades específicas para os estudantes do terceiro ano, com foco no Enem e nos vestibulares. Entre essas ações, o projeto #PartiuEnem, que contempla desde a recepção dos estudantes, à realização de simulados específicos e aulões aos fins de semana. Uma ação exitosa, iniciada no ano passado, em todas as Unidades Regionais de Educação (UREs) que teve um resultado muito positivo.
Outra ação prevista é o #TerceiraoNaoTiraFerias, que vai garantir a realização de aulões preparatórios para o Enem durante as férias escolares de julho. No ano passado essa ação contemplou apenas escolas da URE de São Luís e, este ano, será estendida às escolas de todas as regionais.
Com o #FDSdoTerceirao, as escolas serão abertas aos fins de semana, uma vez a cada período letivo, para aulões de revisão, palestras motivacionais, atividades culturais, esportivas e de lazer.Com atividades diferenciadas nas escolas, o #EnemTôPreparado terá o objetivo de reforçar a autoconfiança dos estudantes e possibilitar maior tranquilidade nos momentos anteriores ao Enem.
"Queremos melhorar a qualidade do ensino ofertado para que os nossos alunos se preparem para a vida. Mas, precisamos adotar medidas com foco a curto prazo para que eles obtenham bons resultados nos desafios que terão já este ano. Essas ações voltadas para o Enem têm esse objetivo. Recentemente tivemos um resultado maravilhoso que foi o vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), onde 76,28% dos estudantes aprovados pela instituição são oriundos de escola pública. Isso demonstra que a rede pública deve e pode oferecer um ensino de resultados", disse o secretário Felipe Camarão.
"Agora mesmo, há um clima muito bom de expectativa e de confiança entre os estudantes da nossa rede com a divulgação das pontuações na prova do Enem, na última sexta-feira (18). Tivemos alunos com mais de 900 pontos em redação. E assim, estamos trabalhando para continuar transformando a educação pública da rede, em uma educação de qualidade", acentuou o secretário. (Fonte: SEDUC)
Comentários