O Hospital Infantil Juvêncio Mattos e o Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral) passam agora a funcionar como unidades de referência estadual para procedimentos cirúrgico de média e alta complexidade. Os novos centros cirúrgicos do Hospital Infantil foram inaugurados nessa quinta-feira (1º) pelo secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad, que logo em seguida determinou o início das cirurgias de alta complexidade em ortopedia, neurocirurgia, oncologia e urologia no Tarquínio Lopes Filho.
Ricardo Murad afirmou que a saúde do Maranhão passa por um ciclo de mudanças no perfil das unidades, com a expansão dos serviços e a qualificação dos profissionais para oferecer o que há de mais moderno na medicina. “Investimos nas estruturas e temos uma equipe de profissionais especializados a serviço do povo maranhense”, justificou. Ele também oficializou a completa integração do Hospital Juvêncio Mattos com a Maternidade Benedito Leite, que irão formar o Complexo Estadual Materno Infantil.
O secretário enfatizou que foi investido pouco mais de R$ 1,5 milhão na reforma física e na compra de equipamentos para o centro cirúrgico do Juvêncio Mattos, composto de três salas cirúrgicas, sala de material, expurgo, secretaria, recuperação, repouso médico, enfermagem e materiais estéreis. “São ambientes amplos e dotados de modernos equipamentos para oferecer saúde pública de qualidade para nossas crianças”, completou.
O centro cirúrgico do Juvêncio Mattos passa a realizar cirurgias de adenoide, amígdalas, hérnias umbilicais, escrotais e inguinais, postectomias, criptoquidias, hidrocéles, mielomenigoceles, endoscopias digestivas, retirada de corpo estranho, fendas labiais e lábio leporino. “Vamos fazer mutirões de cirurgias para que possamos diminuir o número de crianças que estão na fila de espera e acabar com o sofrimento de muitos pais que precisavam se deslocar para outros estados para acompanhar seus filhos durante as cirurgias”, afirmou o diretor da unidade de saúde, pediatra Cláudio Araújo. Naquela unidade, o número de cirurgias/mês passará de 25 para 40 procedimentos cirúrgicos.
Hospital Geral
O Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Tarquínio Lopes Filho (Geral) passa a realizar procedimentos de alta complexidade em ortopedia, neurocirurgia, oncologia e urologia.
Foram investidos cerca de R$ 3 milhões para reformar e equipar o centro cirúrgico que passa a contar com 93 leitos cirúrgicos, com capacidade de realizar até 700 cirurgias por mês. Foram implantados três turnos de cirurgias de média e alta complexidade; 10 leitos de neurocirurgia; seis leitos de urologia (12 no total); seis leitos de ortopedia (18 no total); oito leitos de cirurgia oncológica (10 no total) e implantação da CPRE – colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (exame de avaliação das vias biliares que complementa as cirurgias digestivas).
O diretor clínico do Geral, Nelson de Siqueira, disse que a unidade de saúde passa a contar com 123 leitos e um perfil eminentemente cirúrgico nas áreas de ortopedia, oncologia e neurocirurgia. “Vamos trabalhar integrado com o Hospital Carlos Macieira, que nos dará suporte na parte clínica. Os pacientes que precisarem de um atendimento intermediário serão encaminhados para o HCM e os que necessitaram de cirurgias de alta complexidade para este centro de referência”. (Concita Torres)
Publicado em Regional na Edição Nº 14193
Comentários