Com um tempo médio de seis horas para abertura de empresas na Junta Comercial, o Maranhão ocupou no mês de março o primeiro lugar no ranking dos estados brasileiros mais rápidos para se abrir um negócio. Os dados foram consolidados pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM).
Com a melhor média de tempo do Brasil, o estado continua como uma referência nacional no processo de simplificação e agilização na abertura de empresas. Os demais estados em que o registro de empresas é feito em no máximo 24 horas são: Sergipe com média de 8h, Distrito Federal com 12h, Santa Catarina com 13h, Piauí e Rio Grande do Norte com 21h e Pará com média de 22 horas.
Para o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, o resultado é fruto do comprometimento do Governo do Estado, da equipe da Junta Comercial do Maranhão e dos órgãos parceiros para tornar o registro empresarial mais acessível e seguro aos cidadãos. "Nossa posição no topo desse ranking reflete o esforço conjunto de vários órgãos e pessoas que estão empenhados diariamente para desburocratizar a abertura de empresas e todos os demais procedimentos de registro no Maranhão", explicou Sérgio Sombra.
O ranking é um indicador criado para medir a evolução da qualidade da integração dos órgãos envolvidos no registro e no licenciamento de empresas no Redesim que funciona no Estado por meio do Portal Empresa Fácil.
Comentários