Por Lima Rodrigues

Em entrevista exclusiva ao jornal O PROGRESSO, concedida na quarta-feira passada (17), após a presidente Dilma Rousseff inaugurar a Hidrelétrica Estreito, o secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Maranhão, Luis Fernando, falou sobre política e outros temas. Ele declarou que “qualquer candidato do grupo passa necessariamente pelo crivo da governadora Roseana Sarney”. Segundo o ex-prefeito de São José de Ribamar, “como o partido da governadora é o PMDB, então, com certeza, a indicação do candidato do PMDB passa pela governadora, que é a líder do partido no estado”.
Simpático e gentil, inicialmente, o secretário Luis Fernando falou sobre a importância da inauguração da Hidrelétrica Estreito, na divisa do Maranhão com o Tocantins, que terá capacidade instalada de 1.087 MW, energia suficiente para abastecer uma cidade com quatro milhões de habitantes.
Altamente positiva. Esta obra é importante para o desenvolvimento do Maranhão. É uma obra do setor energético que viabiliza investimentos importantes no Maranhão, na região tocantina e no Brasil. A presidente da República, Dilma Rousseff, foi muito feliz ao discursar informando os benefícios, inclusive sociais, dessa obra. E tudo isso resulta no esforço da governadora Roseana Sarney para atrair investimentos do setor privado, capaz de alavancar o crescimento econômico do Maranhão. Esta obra gerou 22 mil empregos diretos e indiretos na sua construção. É uma obra de R$ 5 bilhões e uma obra que aumenta a capacidade de energia no estado de 1.100 MW e é uma obra que vem mudar a realidade social e econômica da região tocantina e se aliar aos R$ 120 milhões que estão sendo investidos no estado. Quero, portanto, parabenizar a governadora Roseana Sarney pela capacidade de mobilizar e atrair estes investimentos; parabenizar a presidente Dilma Rousseff; o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e parabenizar, sobretudo, os maranhenses que estão muito felizes com este novo ciclo de desenvolvimento que acontece no estado, onde o maranhense tem vez, porque a governadora também criou um programa chamado Maranhão Profissional, que prepara a mão de obra dos maranhenses para que eles tenham oportunidade de trabalhar e auferir renda nesse empreendimento. Então, completa-se assim um ciclo virtuoso de vantagens econômicas e sociais para o Maranhão e para os maranhenses.

Agora, falando politicamente, qual a avaliação que o senhor faz do último pleito realizado no Maranhão, principalmente na região tocantina?

Nesse último pleito, o nosso grupo mais uma vez foi vitorioso. Fizemos aproximadamente 180 prefeitos aliados do nosso grupo e a governadora tem direcionado as suas ações de governo para os municípios. Eu particularmente, como ex-prefeito de São José de Ribamar, que é a terceira maior cidade do estado do Maranhão, sou municipalista convicto. Só acredito que o Brasil seja melhor, como está sendo, porque os municípios estão melhores. Acredito que o Maranhão esteja melhor, porque os municípios estão melhorando. Então, a governadora Roseana governa em parceria com os municípios. Isto tem produzido mudanças importantes. Você vê a cidade de Imperatriz, por exemplo, onde o governo do estado realizou investimentos importantes em parceria com o município, de pavimentação, na área da saúde, entre outros, e mudou a paisagem urbana da cidade de Imperatriz e de outros municípios. Fizemos também convênios com as cidades de Porto Franco e Estreito. Todos os municípios têm, com certeza, uma obra do estado. E essas obras foram definidas em audiências públicas ou seminários, inclusive eu coordenei esse modelo novo de planejar o estado, visitando os municípios no ano passado, introduzindo um plano de 2012 a 2015 a partir dessas reivindicações. Eu acho que esse é um novo jeito de fazer política, é um novo jeito de governar e deu certo na minha cidade, São José de Ribamar, e está dando certo no governo da governadora Roseana Sarney, que tem um compromisso com a sociedade e com a participação popular no seu governo.
Secretário, o que a gente escuta nas ruas, nos bares, nos restaurantes, nas bancas de jornais e em todo lugar, é que a governadora Roseana Sarney está investindo pesado para eleger o secretário Luis Fernando governador. O grupo do ministro Edison Lobão investe pesado para o senador Lobão ser o candidato a governador.

Na sua opinião, como será resolvida esta questão?

O nosso grupo sempre apresentou um candidato. Nosso grupo é muito unido e muito forte. E em 2014, quando chegarem as eleições estaduais, nosso grupo terá um candidato. O candidato que for escolhido pelo grupo será o candidato único e com certeza vencerá as eleições, porque o grupo  é forte e tem o apoio popular no estado do Maranhão. Você vê: a governadora foi eleita no primeiro turno em 2010 e agora nosso grupo elege quase 180 prefeitos. Então, é o grupo mais forte do estado, liderado pela governadora Roseana Sarney. Com certeza, ela saberá conduzir o grupo em 2014 para ter um só candidato. A questão não é ser o candidato A, B ou C. A questão é o candidato que ganhe a eleição. O candidato que represente os anseios do povo do Maranhão e um candidato capaz de formular propostas. Este será o candidato. Ainda não sei o nome desse candidato, mas com certeza será um candidato único.

Mas há comentários de que o ministro Lobão será candidato, independentemente de a governadora Roseana lançar outro nome. O senhor acredita nisto?

Qualquer candidato do grupo passa necessariamente pelo crivo da governadora Roseana. O partido da governadora é o PMDB. Então, com certeza, a indicação do candidato do PMDB passa pela governadora - que é do PMDB.

O senhor é um político preparado e experiente. O senhor anseia ser governador do Maranhão? Há este sonho?

Olha, todo político sonha com uma carreira política. E eu como político tenho o direito de sonhar. O senador e ministro Lobão, que é meu grande amigo, e já foi governador, é provável que tenha sonho de voltar, mas a questão não é essa, porque nós é que estamos a serviço do grupo. O grupo não pode está a serviço da gente. Ninguém pode ser governador por capricho ou porque quer. O candidato a governador tem que ser escolhido pelo grupo. E que tenha capacidade de dar respostas às reivindicações que o povo do Maranhão está querendo com todo direito. A governadora está fazendo um governo voltado para as reivindicações sociais e para as reivindicações da sociedade maranhense. E o candidato do grupo certamente terá que dar continuidade a isto, mas ninguém pode ser candidato de si mesmo. O candidato tem que ser do grupo e a líder maior do grupo é a governadora Roseana Sarney.

O que o povo da região tocantina pode esperar do governo do Maranhão no ano de 2013? O que virá de importante por aí?

O governo Roseana tem trabalhado no estado inteiro, mas tem dado uma atenção especial à região tocantina. Aqui é uma região economicamente importante e populosa. Imperatriz é a segunda cidade mais importante do estado; é como se fosse uma capital regional. E a governadora não tem medido esforços. Eu destaco investimentos na área da saúde, na área de pavimentação, na área de agricultura familiar; programa de inclusão social produtiva, na área da agricultura propriamente dita, isto é, na agropecuária; na área de meio ambiente. Enfim, a população da região tocantina pode esperar sim que o governo Roseana vai continuar investindo, com certeza, sem medo de errar. E esta é a região onde o governo do estado mais investe nestas áreas que acabei de citar.