São Luís - Estudo comparativo sobre a prevalência de traumas dentários e cáries da 1ª infância na creche “Maria de Jesus Carvalho” é o nome de um dos projetos de extensão do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenado pela professora mestra Elizabeth Lima Costa e pelo professor doutor José Ferreira Costa, o projeto foi pensado para analisar a incidência de traumas dentais em crianças da primeira infância, sejam eles decorrentes de brincadeiras, quedas e/ou machucados que podem prejudicar a dentição.
De acordo com a professora Elizabeth, “o projeto tem 15 anos e nasceu da monografia de uma aluna que se interessou por traumas dentais. Com a existência de escolas e creches comunitárias que não possuem qualquer tipo de assistência odontológica, nos prontificamos a dar continuidade a esse estudo transformando-o em projeto de extensão de cunho educativo, que visa orientar alunos, professores ou outros que cuidam dessas crianças, de modo a prevenir os traumas. E, por trabalharmos com uma clientela sem muita coordenação motora, todo cuidado tem de ser redobrado”.
Sobre as quedas que podem acontecer durante as brincadeiras em um parquinho, por exemplo, a bolsista do projeto e acadêmica Larissa Linhares, do quinto período de Odontologia, explica que, “nesse caso, os dentes anteriores têm maior probabilidade de serem afetados. Para prevenir esse tipo de situação, procuramos ensinar o nosso público, mostrando como é que casos assim acontecem, evitando que essa prevalência aumente”.
Já Alessandra Machado, aluna do sexto período de Odontologia e bolsista do projeto, ressalta que o foco das ações não reside somente na parte curativa, mas, igualmente, no caráter educativo-preventivo. Assim, são feitas palestras para ensinar crianças, pais e professores sobre as cáries e sobre como proceder diante de um traumatismo dental, em uma abordagem de fácil compreensão.
“Isso é importante para nós porque a teoria vista em sala de aula pode ser aplicada na prática nas comunidades, levando os nossos conhecimentos para pessoas que não têm atendimento em relação à saúde bucal de forma integral”, complementa Luana Cantanhede, acadêmica do décimo período de Odontologia e bolsista do Projeto.

Saiba

A creche “Maria de Jesus Carvalho” é pública e está localizada no bairro da Camboa. De acordo com as bolsistas e com a coordenação do projeto, o trabalho desenvolvido é gratificante por se tratar de crianças carentes, sem acesso à informação e à assistência odontológica.