Empresários do ramo do varejo conheceram na última quinta-feira (22), em Imperatriz, o projeto Varejo de alimentos e bebidas, que o Sebrae Maranhão, por meio da Unidade Regional em Imperatriz, vai desenvolver na região tocantina. A apresentação foi realizada no auditório da sede da instituição, e reuniu 73 participantes, entre empresários de microempresa, microempreendedores individuais, empresas de pequeno porte, que atuam no segmento e representantes das instituições parceiras do projeto.
A iniciativa da instituição em trabalhar com o setor do varejo de alimentos e bebidas tem por finalidade melhorar a atuação das empresas, por meio de uma gestão eficiente e inovadora, que resulte no aumento de vendas e ampliação do mercado local e regional. Além de gerar mais competitividade e fortalecimento dos pequenos negócios envolvidos na cadeia.
"Trata-se de um mercado que vive em expansão, por isso queremos fortalecer este setor, com as parcerias firmadas, no propósito de promover mudanças eficazes e estratégicas, que tragam qualidade na produção, inovação, tecnologia, e sustentabilidade no mercado. Além de gerar resultados expressivos, que vão melhorar e facilitar o acesso aos clientes finais", enfatiza a gerente substituta do Sebrae em Imperatriz, Márcia Martins.
Durante o lançamento do projeto, que será desenvolvido no biênio 2018/2019, a gestora de projetos do Sebrae, Aline Maracaipe, deu detalhes de como a instituição atuará com o segmento, que tem como foco minimercados e supermercados, assim como empresas fornecedores que prestam serviços aos estabelecimentos.
"Por meio de diversas ações, como consultorias empresariais, capacitações tecnológicas, palestras e outros treinamentos, iremos trabalhar para que as empresas tenham o aprimoramento de sua gestão. Em geral, vamos contribuir para o aumento da lucratividade e volume de vendas, dentre outras necessidades que estaremos acompanhando nessas empresas participantes, junto aos elos da cadeia", explica a gestora responsável pelo projeto, Aline Maracaipe.
Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae Maranhão em 2017, no ano de 2015 o número de empresas no setor de varejo de alimentos e bebidas correspondia a mais de 25 mil, em 2016 subiu para 45 mil empresas. Atualmente o setor corresponde a 22% da economia do estado.
É com esse cenário favorável para os pequenos negócios do segmento, que a microempreendedora individual Maria Raimunda Leal aposta na participação no projeto, para ampliar sua forma de atuação e renovar no mercado.
"Sou microempreendedora há dois anos, trabalhando com panificação em minha mercearia. Gostei da proposta que foi apresentada, das oportunidades que vai proporcionar. Está vindo na hora certa, já que esse ano pretendo ampliar o empreendimento, assim como as vendas e melhorar a forma de comercialização dos produtos, isso tudo requer orientação", destaca Raimunda Leal.
Parceiros
No evento de lançamento, foi assinada junto aos parceiros a contratualização do termo, que formaliza as parcerias para o desenvolvimento de ações do Sebrae. Com isso, estiveram presentes os representantes das instituições, que aproveitaram para destacar a importância da iniciativa para toda a região.
"Essa ação vem em um momento muito importante, pois vai proporcionar conhecimentos gerenciais às empresas do setor, que poderão avançar no mercado, expandir seus produtos de modo geral. O Café Viana é parceiro, estará à disposição para também contribuir, temos certeza de que o Sebrae vai ajudar esses profissionais a ampliarem os negócios", afirmou o diretor da empresa Café Viana, Leowdson Cunha.
O projeto tem como parceiros envolvidos as empresas, Café Viana, Hotbel Distribuidora, Friobom, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e a prefeitura municipal de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). (Assessoria)
Comentários