Prefeito, secretários, vereadores, alunos e professores do Projeto Rondon

Davinópolis – O prefeito Ivanildo Paiva, acompanhado da primeira-dama Marinalva Barbosa, secretários municipais, assessores e vereadores recepcionou na manhã dessa segunda-feira (27) no plenário da Câmara Municipal, os estudantes da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Bahia, que integram o Projeto Rondon, do Ministério da Defesa.
Na ocasião, o gestor municipal deu boas-vindas aos alunos e professores, mostrou a soma de esforços da equipe de governo para melhorar os indicadores sociais, a infraestrutura, a educação e a saúde pública de Davinópolis. “Temos pouco mais de um ano a frente desse município, mas estamos lutando para melhorar a qualidade de vida da população, apesar dos escassos recursos financeiros”, disse.
Ivanildo Paiva considera de suma importância a operação “Portal da Amazônia” que deverá beneficiar dezenas de moradores com palestras, oficinas e cursos que serão ministrados pelos estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Direito, Administração e Contabilidade.
A secretária Marinalva Barbosa (Assistência Social) classifica como “um privilégio participar do Projeto Rondon e recepcionar professores e estudantes dos estados de São Paulo e da Bahia”. “Nós acreditamos que durante esse período de 12 dias que estarão realizando esse estudo-trabalho será muito gratificante, pois quem sairá ganhando é a comunidade davinopolense”, frisa.
Ela diz que desde o começo do projeto o prefeito Ivanildo Paiva não mediu esforços em contribuir para recebê-los (estudantes) que atuarão prioritariamente nas áreas da educação e da saúde pública em Davinópolis.
O secretário Jolimar Hilarino (Saúde) assegurou que “está sendo colocado à disposição dos estudantes do Projeto Rondon toda estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) com ênfase a capacitação do humaniza SUS (Sistema Único de Saúde), preconizado pelo Ministério da Saúde”. “O Projeto Rondon, em sua maior parte, será voltado para o Humaniza SUS, que terá capacitação de todos os profissionais da saúde envolvidos no sistema de saúde do município”, frisa.
Ele assinala ainda que a segunda parte do projeto será voltado para a questão da automedicação, ato que tem sido combatido desde o começo da gestão do prefeito Ivanildo Paiva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). “O projeto Rondon veio para reforçar com sua equipe esse trabalho que temos realizado desse o começo do mandato”, finaliza. (Gil Carvalho)