João Lisboa - Em João Lisboa teve início, na última terça-feira, 24 de janeiro, com atividades até o dia 03 de fevereiro, a programação do Projeto Rondon, com acadêmicos de Campos Rio Pomba, do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais e da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba. O Projeto tem a coordenação geral do Ministério da Defesa, representado na cidade pelo subtenente Josimar, ressaltando também a coordenação dos professores Emi Lorenzetti e Erik Cristovão Araújo Melo.
No Projeto foram divididas duas equipes para desenvolverem atividades na área de cada acadêmico de acordo com a realidade local. A Equipe “A” está desenvolvendo ações nas áreas de comunicação, meio ambiente, tecnologia, produção e trabalho. Os coordenadores Erik Cristovão Araújo Melo e Rodrigo Pinheiro destacaram que as expectativas estão sendo correspondidas. “Os acadêmicos estão tendo sucesso nas apresentações com a positiva presença da comunidade. E o retorno está sendo bom para os acadêmicos com a troca de conhecimento de acordo com a realidade local”, enfatizou Erik.
“Os acadêmicos estão difundindo atividades relacionadas às suas áreas possibilitando ao aluno repassar da sala para a comunidade os seus conhecimentos, aprendendo de forma precoce para implementar na prática soluções encontradas nas problemáticas do dia-a-dia”, finalizou Rodrigo Pinheiro.
Abaixo os nomes dos acadêmicos da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/PB: Ruana Furtado – Direito; Thaise Melo – Nutrição; Francielly Jácome – Serviço Social; Mariana Pimentel – Letras; Jéssica Rodrigues – Pedagogia; Cyneraylly Saraiva – Medicina; Sabrinna Andrade – Enfermagem; Mariana Fechinne – Arte e Mídia.
Na equipe “B”, estão sendo desenvolvidas ações nas áreas de saúde, direitos humanos, educação e cultura. A coordenadora, professora Emi Lorenzetti, enfatizou a boa participação da população e o grande empenho das Secretarias de Educação, Indústria e Comércio e Agricultura.
“A primeira semana foi boa e esperamos que nesta segunda semana a comunidade continue correspondendo ativamente nos locais onde estamos desenvolvendo as ações. Parabenizo as secretarias do município, que não medem esforços na logística, espaço e divulgação necessária para o bom desempenho das atividades”, destacou.
Abaixo os nomes dos acadêmicos do Campus Rio Pomba do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – IFSUDESTEMG: Sonyele Bittencourt – Licenciatura em Matemática; Marina Said – Administração; Melqui Moraes – Zootecnia; Sandro Moreira – Agroecologia; Matheus Bitarães – Ciência da Computação; Diana Fernandes – Zootecnia; Luana Souza – Tecnólogo em Laticínios; Arielle Fontes – Alimentos.
Para o acadêmico Matheus Bitarães Sampaio, “está sendo positivo! Os minicursos estão com boa participação. Desta forma, é muito proveitoso para nós acadêmicos, pois podemos repassar o nosso conhecimento de forma prática e conhecendo também a realidade desta região”, disse.
Para o diretor José Sobrinho, da Escola Roseana Sarney, “estes cursos estão sendo muito importantes para a comunidade, tendo atividades nas áreas de saúde, educação, assistência social e direitos humanos. Todos os participantes, além de estarem aprendendo através das atividades ministradas, ganham ainda um certificado do curso”, destacou o diretor.
O subtenente Josimar destacou que o Projeto Rondon tem como coordenação geral o Ministério da Defesa e o Ministério da Educação. “Estes Ministérios atuam também na logística necessária para os professores e alunos no deslocamento de seus estados para a nossa região”.
Para a secretária de Educação, Professora Cordeiro, o município mais uma vez foi contemplado com este projeto que faz parte dos Ministérios da Defesa e da Educação. “Estamos seguindo determinação do prefeito Emiliano. Não estamos medindo esforços para propiciar aos coordenadores e acadêmicos toda a logística necessária para a realização das atividades. Desta forma, quem tanto ganha é a comunidade joãolisboense”, declarou. (Regivaldo Alves)
Publicado em Regional na Edição Nº 14317
Comentários