São Luís - Ao menos mil alunos da rede pública estadual de ensino participarão das aulas presenciais do projeto “Aula Patrimônio? O Barco A Barca”, lançado nessa terça-feira (10) pelo Governo do Estado, em parceria com a empresa Vale, com o objetivo de difundir e valorizar a cultura náutica e as embarcações tradicionais artesanais maranhenses, entre o público infanto-juvenil.
De acordo com a gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, Sônia Maciel, participam desta primeira etapa escolas do polo Itaqui-Bacanga e do Liceu Maranhense. “A meta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é estender essa ação para todas as escolas de São Luís”, revelou a gestora.
As aulas do projeto serão ministradas no Estaleiro Escola (Sítio do Tamancão), com utilização de recursos diferenciados como a música e a encenação teatral, para que os alunos conheçam a história das navegações e embarcações artesanais no Maranhão.
“Por ser uma aula mais lúdica, é mais fácil despertar o interesse dos alunos sobre a importância histórica das embarcações para a economia e formação da nossa sociedade. Além de resgatar a história das construções de barcos no Maranhão”, explicou o gestor do Liceu Maranhense, Deurivan Sampaio.
Durante dois meses, a Seduc, por intermédio da URE agendará a visita das escolas ao Estaleiro. As atividades acontecerão de segunda a sexta-feira, pela manhã e tarde, com 50 alunos por turma.
Publicado em Regional na Edição Nº 14450
Comentários