Balsas - O Projeto Fazendo Educação, desenvolvido pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), é um dos destaques desta 10ª edição do Agrobalsas 2012. Por meio de palestras e teatro de fantoches, a equipe da Coordenadoria de Educação Sanitária e Comunicação da Aged mostrou aos alunos da rede pública de ensino temas como o uso correto e seguro dos agrotóxicos e o destino certo das embalagens vazias dos produtos agroquímicos.
As apresentações do projeto aconteceram no período da manhã e tarde e fizeram parte da programação do Agrobalsas, voltada para crianças e adolescentes. “Este ano, nós convidamos a Aged porque esse trabalho realizado com as crianças é muito importante. Desde pequenas é preciso conscientizá-las para que elas passem esses ensinamentos aos seus pais”, ressaltou a superintendente da Fundação de Apoio a Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), Gisela Introvini.
Ela informou ainda que o projeto Fazendo Educação, realizado no Agrobalsas, integra a Campanha “Ambientalmente Correto” que desenvolve os projetos “Queimadas e suas consequências para a saúde e o meio ambiente” e “Reciclagem e valorização do lixo urbano”.
A coordenadora de Educação Sanitária da Aged, Fernanda Albuquerque, informou que o Projeto Fazendo Educação é realizado nos eventos agropecuários maranhenses. “Além de trabalhar com crianças, em alguns eventos nós também ministramos palestras para tratadores de animais e produtores, abordando temas relacionados à brucelose, febre aftosa e outras doenças”, explicou a coordenadora.
A aluna Rafaela Luz da Silva, 12 anos, estudante da 4ª série da Escola Municipal Elias Alfredo Cury, achou interessante a palestra que tratou do uso correto dos agrotóxicos. “Eu nunca tinha ouvido falar de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e agora eu sei que ele é muito importante para a preservação do meio ambiente”, disse.
A Aged é um órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e tem como missão exercer a defesa sanitária animal e vegetal, assegurando a oferta de produtos de qualidade e contribuir para a preservação da saúde pública e do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, e o diretor geral da Aged, Fernando Lima, estiveram presentes na Agrobalsas. “Um evento como este é muito importante para a troca de experiências e esta é uma das regiões mais produtoras do Maranhão. Este ano está prevista a colheita de 1,8 milhão de toneladas de soja, um crescimento de aproximadamente 17% a mais do que foi produzido na safra do ano passado”, ressaltou Cláudio Azevedo.
Estande
Além do Projeto Fazendo Educação, a Aged e a Sagrima instalaram um estande no Agrobalsas onde estão sendo expostas as principais ações realizadas pelo órgão.
A equipe da Aged de Balsas é responsável por toda a fiscalização de cerca de 350 animais (bovinos, equinos e caprinos) que participam do Agrobalsas 2012. Os trabalhos de fiscalização incluem a verificação de toda a documentação zoosanitária e também a inspeção dos animais. (Vitória Castro)
Comentários