Tufilândia - No último final de semana de outubro, 15 escolas públicas do município maranhense de Tufilândia foram beneficiadas com mais uma edição do projeto Engenheiros na Escola, que desta vez contou com a participação de 19 voluntários para realizar o Levantamento da Situação Escolar (LSE), exigido pelo MEC às secretarias de educação dos municípios para que elas possam concorrer a recursos públicos federais destinados a melhorias na infraestrutura de prédios escolares.
“O projeto consiste em mobilizar arquitetos e técnicos em edificações que atuam na Vale e em empresas parceiras para que, através do trabalho voluntário destes profissionais, nós possamos contribuir com a melhoria da situação das escolas e, consequentemente, com a qualidade da educação nos municípios maranhenses”, explica a coordenadora do Programa Voluntários Vale, Fernanda Castanheira.
Segundo a secretária de educação de Tufilândia, Maria de Jesus Muniz Rocha, a avaliação da parte pedagógica já foi realizada pelo município e a parceria da Fundação Vale foi de grande importância para a avaliação da infraestrutura. “Nós fizemos a parte pedagógica do LSE, mas a etapa que cabe ao engenheiro nós tínhamos dificuldade de executar, já que o município não tem um engenheiro próprio, além de ser difícil trazer estes profissionais para nossa cidade. Com essa oportunidade de termos engenheiros voluntários, podemos completar o levantamento”, frisa Maria de Jesus.
Entre os voluntários atuantes nesta edição estava Paulo Roma Neto, engenheiro do Vale que participou pela primeira vez do projeto. Ele contou com o apoio dos colegas mais experientes para realizar as atividades necessárias. “Nós avaliamos principalmente as condições estruturais e ambientais das salas, e aspectos do dia a dia de aula, como a ventilação, a iluminação, abertura de portas e janelas, condições das cadeiras e carteiras, tudo o que possa impactar em um ambiente melhor para o aprendizado das crianças”, conta Paulo Roma Neto.
Durante a visita às escolas, os voluntários realizaram um levantamento da situação da infraestrutura das unidades escolares. Após o trabalho de aferição e medição da estrutura de todas as escolas, o material coletado será selecionado para posterior produção das plantas baixas (cortes e fachadas) em AutoCAD - software utilizado para desenhos técnicos em 2D e 3D.
O projeto Engenheiros na Escola é realizado desde 2010 em municípios que estão na área de influência da Estrada de Ferro Carajás (EFC). O projeto é fruto da união dos programas Ação Educação e Voluntários Vale, ambos da Fundação Vale, e busca colaborar com a melhoria da situação das escolas e, consequentemente, com a qualidade da educação nos municípios atendidos.

Sobre o LSE
O LSE é uma tecnologia de gestão publica desenvolvida pelo MEC/FNDE, em que se cadastra a situação de infraestrutura física de cada escola da rede pública municipal tendo como referência os Padrões Mínimos de Funcionamento das Escolas, estabelecido pelo Ministério da Educação.
A compilação dos dados levantados pelo LSE disponibiliza uma ferramenta de gestão que subsidia e detecta para o ano seguinte as necessidades de reforma, ampliação e construção; bem como de aquisição de mobiliário, equipamento e materiais didáticos e escolares; e formação continuada de profissionais da educação estabelecendo as prioridades de atendimento dentro da rede pública de educação.

Projeto Engenheiros na Escola em números
5 municípios maranhenses beneficiados pelo projeto
181 escolas avaliadas
190 voluntários mobilizados pelo projeto nas cinco
ações realizadas