O projeto Fórum Sobre a Negritude, promovido anualmente pelo Centro de Ensino Padre Chagas, escola da rede estadual de ensino localizada em Santa Inês, foi selecionado para representar o Maranhão na segunda edição do programa "Missão Pedagógica no Parlamento". O evento, promovido pela Câmara dos Deputados, será realizado a partir desta segunda-feira (20), em Brasília.
"O Maranhão foi selecionado a partir do relato da experiência exitosa no pré-encontro on line", comemora o coordenador do fórum, Antonio David Filho da Silva Morais, um dos 54 professores selecionados em todo o país. Ele embarca neste domingo e permanecerá em Brasília até sexta-feira (24), participando de atividades do encontro presencial do "Missão Pedagógica no Parlamento".
O coordenador do projeto destaca que o Fórum Sobre a Negritude, promovido pelo CE Padre Chagas, tem como objetivo promover a igualdade racial por entender que somente com o progresso da equidade será possível extinguir o racismo.
Ele frisa que, a partir deste tema, foram sintetizadas as atividades do projeto com o debate sobre as expressões afro-brasileiras que o CE Padre Chagas proporciona a toda região do Vale do Pindaré.
"Sabemos das inúmeras dificuldades que teremos para atingirmos a plenitude da educação para a democracia e da consequente cidadania, mas percebemos a urgente necessidade de implementá-la no ambiente escolar de forma interativa e contextualizada", destaca Antonio David Filho. Ele acrescenta que os professores precisam atuar como vetores e entusiastas da educação para a democracia, possibilitando diálogos diferenciados em vários contextos com o foco voltado para as transformações no seio da escola e da sociedade.
Experiência
A primeira edição do Fórum Sobre a Negritude foi realizada em 2009 para implementar a Lei 10.639/2003 do Ministério da Educação (MEC), que institui a obrigatoriedade do ensino da África e dos africanos nos currículos escolares da educação básica e torna relevante a equidade racial com a conscientização da comunidade e para fomentar ações afirmativas, democráticas e cidadãs, relacionadas à negritude.
Para Antonio David Filho, a escola deve ultrapassar os seus muros e seus limites da educação tradicional, buscando alternativas pedagógicas e culturais. Ele frisa que a promoção de eventos que abranja uma educação global torna o ensino e aprendizagem mais interessantes e eficientes, não só para os alunos e professores, mas também para a comunidade.
Segundo ele, o fórum envolve ações afirmativas pedagógicas, acadêmicas e culturais como debates, oficinas, minicursos, palestras, teatro, dança, música, capoeira, bumba-meu-boi, tambor de crioula, samba de cumbuca, hip-hop, entre outras manifestações populares.
"Esta é a melhor forma de educar do que sociabilizar a própria identidade cultural de um povo, para que ele se emancipe e possa vivenciar a sua própria história, buscando uma vivência ampla de toda a cidadania", salienta.
Entre os objetivos do fórum, Antonio David Filho ressalta a contribuição dos afro-brasileiros na construção da história, da cultura e da memória da nação brasileira especificamente da região do Vale do Pindaré.
Em suas edições, o fórum promoveu a descoberta da identidade negra, favorecendo a superação de todas as formas de racismo e de discriminação através da educação, da arte e da cultura, a fim de que seja fortalecida a consciência negra para compreender que ser negro no Vale do Pindaré e no país representa a escolha de uma posição política e ideológica no sentido de assumir a descendência africana.
Programa
O programa Missão Pedagógica no Parlamento é uma iniciativa da Câmara dos Deputados, com o objetivo de oferecer aos educadores formação em educação para democracia. Destinado a professores, é realizado pelo legislativo no âmbito federal e em 2012 será realizada a segunda edição.
O programa busca a construção de uma rede nacional de professores sensibilizados para a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas.
Durante o evento, os professores participam de uma intensa semana de formação em Brasília, com módulos a distância, nos quais aprendem e socializam saberes e práticas para fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania. Além disso, conhecem de perto a Câmara dos Deputados. A cada edição, são selecionados 54 professores da rede pública de ensino de todo o Brasil - dois de cada estado e do Distrito Federal. (J. França)
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