As ações do projeto “Cidadania e Empoderamento das Trabalhadoras Rurais Maranhenses”, desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), que formam multiplicadoras na temática da violência doméstica contra a mulher do campo e sua inclusão econômica, através da implantação do bloco de notas da produtora rural, estão na fase final e devem estar concluídas até o final deste mês de julho.
Nas próximas semanas serão capacitadas as mulheres dos municípios de Presidente Vargas, Peritoró e Porto Rico do Maranhão, concluindo a meta inicial prevista. Até o final de julho, o projeto capacitou 1.470 trabalhadoras rurais, em 49 municípios.
O projeto, viabilizado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Governo do Estado do Maranhão, conta com a parceria de diversos organismos como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e Federação dos Municípios do Maranhão (Famem).
Videoconferências
O projeto, que alcança mulheres que vivem em pontos distantes, às vezes isolados, na zona rural de 52 municípios dos Territórios da Cidadania, tem possibilitado que as participantes conversem com a secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, em tempo real, através de videoconferências, oportunidade em que a gestora, além de falar sobre os conteúdos do projeto, ouve as demandas das trabalhadoras rurais, para posterior encaminhamento.
O projeto prevê ainda a realização de um seminário estadual, com a participação de representantes dos 52 municípios. “O município de Itapecuru Mirim sediará o seminário estadual, como forma de possibilitar a troca de experiências entre as trabalhadoras rurais”, informa a secretária Catharina Bacelar.
Comentários