Primeira emissora radiofônica maranhense, a Rádio Timbira comemora, neste domingo (14), 70 anos de história de radiojornalismo e esporte. Inaugurada no dia 14 de agosto de 1941, operando na frequência 1290 khz-AM, está vinculada à Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom), que a reestruturou completamente em 2009.
Uma vasta programação com eventos esportivos, religiosos e uma exposição de fotos fazem parte das festividades organizadas pela direção da rádio, que teve início no dia 7 de agosto, com a competição de ciclismo “Volta a Ilha de São Luís, Timbira 70 Anos”. A competição contou com a participação de 31 ciclistas numa promoção da Federação Maranhense de Ciclismo. A largada foi na Praia Grande.
Na segunda-feira (15), ponto alto das comemorações, será aberta uma exposição de acervo da Rádio Timbira, de 1941 aos dias atuais (fotos e áudios), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
Segundo o gestor estadual de Radiodifusão, Juracy Vieira da Silva Filho, a rádio cumpre o seu principal propósito que é o de dar transparência às ações do Governo e na busca de melhor informar os maranhenses. “O Governo do Estado resgatou e valorizou o principal veículo de comunicação do Maranhão. A rádio Timbira é referência não apenas no Maranhão, mas para o Brasil. Por isso merece ser festejada”, enfatizou.
A era do rádio
A implantação do primeiro veículo radiofônico no Maranhão, batizado como Rádio Difusora, mais tarde Rádio Timbira, ocorreu durante o governo Getúlio Vargas, a partir de solicitações do interventor Paulo Martins de Sousa Ramos. Com o apoio das autoridades federais, foi concedido para a rádio oficial o prefixo PRJ–9, que ocupou a onda média (amplitude modulada), sendo sintonizada através de 1940 quilohertz.
Inaugurada no dia 14 de agosto de 1941, a PRJ-9 entrou no ar às 21h, com o pronunciamento do interventor Paulo Ramos, que foi ouvido em mais de 60 municípios do estado. Por meio da rádio pioneira, o Maranhão passou a compor a maior cadeia de comunicação da época no Brasil, os Diários Associados, comandados por Assis Chateaubriand. A partir daí, a PRJ-9 passou a ser chamada de Rádio Timbira, devido aos povos indígenas que habitavam o país.
A rádio Timbira passou por momentos memoráveis, com um elenco impecável, uma estrutura com vários departamentos para atender as necessidades dos ouvintes e com grandes locutores.
Programação dos 70 Anos da Rádio Timbira
Quinta-feira (11) - Corrente de Oração nas instalações da Rádio Timbira
Sexta-feira (12), às 17h30, Igreja da Sé
Missa em Ação de Graças pelos 70 Anos da pioneira do Maranhão
Sábado (13), às 9h, na AABB, no Calhau
Jogo entre as equipes das Rádios Timbira e Mirante
Domingo (14), Estádio Nhozinho Santos
O Sampaio Corrêa vai prestar uma homenagem à Rádio Timbira antes do jogo pelo Campeonato Brasileiro da Série D
Segunda-feira (15), Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana
Exposição de acervo da Rádio Timbira de 1941 aos dias atuais (Fotos e Áudios)
Terça-feira (16), Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma) – 19 horas
Coquetel para funcionários e convidados com a entrega de placas alusivas aos 70 Anos da Timbira
Comentários