Além de receberem informações sobre temas relacionados a segurança alimentar e nutricional, os participantes preparam receitas nutritivas

Promover hábitos saudáveis e melhorar a saúde de trabalhadores da indústria e comunidade, estão entre os objetivos do curso de Educação Alimentar e Saudável, realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), uma das entidades do Sistema FIEMA, nesse final de semana em Davinópolis. A iniciativa, realizada em parceria com a Prefeitura, capacitou cerca de 50 profissionais da área de alimentação que trabalham no município.
A nutricionista do SESI, Thalita Almeida, explica como a saúde e qualidade de vida do trabalhador podem refletir diretamente na sustentabilidade da empresa e na prevenção de doenças. "Colaboradores mais saudáveis e com qualidade de vida resultam em redução dos custos com problemas de saúde, e nós do SESI temos percorrido toda a região Tocantina conscientizando trabalhadores e a comunidade sobre a importância de nos alimentarmos bem", destaca.
Por meio da unidade móvel de alimentação e nutrição do SESI, os participantes passaram por parte teórica e prática, com temas relacionados a segurança alimentar e nutricional, como escolher alimentos por seu valor nutritivo, preço e apresentação. Além disso, prepararam receitas nutritivas a partir do aproveitamento integral dos alimentos, reduzindo desperdícios.

Avaliação - Merendeira de uma escola do município, Terezinha Pereira, conta que, por meio do curso, descobriu que não é difícil colocar em prática a alimentação saudável. "Foi um aprendizado muito proveitoso, nós imaginamos que é difícil incluir a alimentação saudável no nosso dia a dia e se torna fácil com a demonstração de receitas simples e com baixo custo".
Já Vivian Fernandes, que trabalha há mais de 8 anos com manipulação de alimentos, diz que pretende incluir o que aprendeu em sua rotina. "Antes eu não tinha ideia do que fazer com parte dos alimentos que acabamos jogando no lixo, e também não tinha ideia de como tornar os alimentos mais nutritivos a partir do preparo e escolha dos mesmos".
Auxiliar de alimentação numa creche, Kerlany Sousa revela que o curso foi de grande valia. "Trabalho com crianças e sabemos o quanto é importante inserirmos um cardápio saudável, principalmente para esse público, e aqui aprendemos de forma fácil como realizarmos isso". (Assessoria de Comunicação do Sesi)