Secretário Julimar Hilarino enfatiza importância do programa “Saúde do Homem” em Davinópolis

Davinópolis - Em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Davinópolis, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pretende lançar ainda neste mês o Programa “Saúde do Homem”. É que estudos comprovam que os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas.
“Essa ocorrência está ligada ao fato de que eles (homens) recorrem menos frequentemente do que as mulheres aos serviços de atenção primária e procuram o sistema de saúde quando os quadros já se agravaram”, observou o secretário Julimar Hilarino (Saúde) que, ao utilizar nessa terça-feira (6/8) a tribuna da Câmara Municipal, disse que a meta é ampliar o acesso deles aos serviços de saúde.
Ele divulgou dados oficiais que comprovam que os homens morrem mais na adolescência em virtude de se expor ao perigo, sendo como vítima ou autor; dos 25 aos 30 anos, depois de ter abusado das bebidas alcoólicas, começam a surgir os problemas de pulmão e fígado, e depois dos 40 anos aparecem os problemas relacionados ao câncer de próstata.
“O que está acontecendo: o homem morre [mais] novo. E gostaríamos de contar com o apoio das mulheres para que incentivassem os maridos a buscar por atendimento nas unidades básicas de saúde para realizar consultas, pois esse tem sido um problema cultural que o homem é o ordenador de despesas do lar e não tira um tempo para se cuidar”, disse.
Inicialmente, explica o secretário Julimar Hilarino, o programa “Saúde do Homem” focalizará o público masculino, a partir dos 40 anos de idade, para alertá-los sobre a incidência do câncer de próstata, bem como o público adolescente levando informações nas escolas, igrejas e entidades.
“Nós iremos começar esse projeto com uma palestra com o médico urologista Ronaldo Alencar sobre câncer de próstata. Vamos definir o local e horário para divulgarmos com antecedência à comunidade davinopolense”, finalizou. (Assessoria)