Mais de 250 pessoas participam do seminário de lançamento do Programa de Valorização do Empreendedor Maranhense, o Made in Maranhão. O evento, aberto nessa terça-feira (19), no Convento das Mercês, é uma realização da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), em parceria com instituições que atuam na cogestão do programa.
A cerimônia de abertura, com início às 9h, contou com a presença do secretário do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, do secretário de Estado da Gestão e Previdência, Fábio Gondim; do secretário de Estado do Trabalho, José Antônio Heluy; a presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Rezende; a presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Anna Graziella Costa; o superintendente do BNB, Helton Chagas Mendes; o superintendente do Senac, José Airton Lopes, e representantes de instituições parceiras do programa, empresários e estudantes.
O seminário tem em sua programação cursos, palestras, rodadas de negócios e exposições. O evento será realizado até esta quinta-feira (21) e é voltado a empresários de micro e pequeno porte, associações comerciais, sindicatos, cooperativas, artesãos e acadêmicos da área de Comércio Exterior e afins.
O secretário Maurício Macedo lembrou que ao mesmo tempo em que o Maranhão possui grandes índices de exportação de commodities agrícolas e minerais, apresenta também um déficit na produção de bens de consumo interno. "Precisamos fomentar a produtividade das micro e pequenas empresas para atender tanto ao mercado interno quanto demandas geradas com a chegada das grandes empresas". Ele destacou que o Made in Maranhão é um programa de Estado, não de governo. "A gestão compartilhada do programa garantirá a sua continuidade, independente de quem esteja no comando do Governo do Estado", acrescentou o secretário.
A presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Luzia Rezende, elogiou a iniciativa da criação do programa e enfatizou que faltava uma política com foco na vocação empresarial do Maranhão. "Nos sentimos felizes em participar do programa que visa a valorização das empresas maranhenses", disse Luzia Rezende.
Após a abertura do evento, o secretário adjunto de Comércio e Serviços da Sedinc, Augusto Maia Junior fez apresentação do programa, destacando a metodologia que será utilizada a partir do momento da adesão de uma empresa ao Made in Maranhão, seus benefícios e desafios.
O Made in Maranhão visa a inserção competitiva das empresas maranhenses nos mercados interno e externo, por meio da inovação tecnológica, da produtividade e da qualidade. Dividido em seis fases (módulos) de atuação, que vai desde a identificação das empresas em participar do programa até a sua certificação, o Made in Maranhão tem como público alvo micro, pequenas e médias empresas instaladas no Maranhão. Dentre as empresas que já aderiram ao programa estão a Charmousse Sobremesas Geladas; a Bonno Alimentos; Parabike; Indusnatu Indústria de Produtos Naturais; e Água Mineral Lençóis Maranhense.
Coordenado pela Sedinc, o Made in Maranhão conta com um Grupo de Trabalho (GT) formado pela Associação Comercial do Maranhão, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Correios, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq/MA), Ministério da Agricultura, Receita Estadual, Receita Federal, Rede Agentes, Sebrae e Senac.