Secretários Maurício Macedo e Fábio Gondim, além de adjuntos e assessores, discutem programa

São Luís - A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) vai elaborar, em conjunto com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), um programa para aumentar a competitividade do Maranhão frente aos projetos de desenvolvimento em implantação no estado.
O programa visa identificar projetos e oportunidades de negócios que podem ser estimulados a partir dos grandes empreendimentos e viabilizar o adensamento das cadeias produtivas.
As premissas do programa foram discutidas na última sexta-feira (24), durante reunião realizada na Sedinc entre os secretários Mauricio Macedo (Indústria e Comércio) e Fábio Gondim (Planejamento), com a participação de adjuntos e assessores.
O programa abrangerá os municípios sede e as áreas de influência direta das empresas âncoras em implantação no Maranhão. O grupo de trabalho, composto pelas duas secretarias, conforme definido durante a reunião, irá identificar os empreendimentos âncoras, municípios, as cadeias de fornecedores e os novos negócios que podem surgir nas localidades e no seu entorno.
O secretário Mauricio Macedo explica que todo grande empreendimento exige sempre uma cadeia de fornecedores de insumos, produtos ou serviços. A proposta do programa é identificar os negócios que podem surgir para atender aos grandes empreendimentos nos municípios de implantação e áreas de abrangências. “Com este programa, vamos identificar estas oportunidades de negócios e cadeias produtivas a partir dos grandes projetos de investimentos. A partir daí, vamos levantar quais os projetos necessários para potencializar o desenvolvimento econômico do Maranhão”, observa Mauricio Macedo.
Para o secretário Fábio Gondim, o programa terá um papel importante no processo de planejamento das políticas públicas do governo. “Este programa, em que seremos parceiro da Secretaria de Indústria e Comércio, em sua elaboração e implementação, é fundamental para o processo de planejamento e implementação de políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado para um desenvolvimento mais equilibrado em todas as regiões do Maranhão”, disse Fábio Gondin.
De acordo com a Sedinc, a elaboração do programa será concluída até o mês de junho. Depois de pronto, o programa irá nortear as ações do governo relacionadas ao tema para os próximos três anos. (Franci Monteles)