Raimundo Primeiro

Grajaú - Cerca de trinta produtores rurais de Grajaú, além de autoridades, consultores e instrutores, lotaram o auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para a palestra magna de apresentação do Programa "Negócio Certo Rural" (PNCR), que está sendo oferecido no município através de uma parceria entre o Sebrae Maranhão e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MA). A aula inaugural aconteceu no último dia 18, no município localizado a 250 Km de Imperatriz.
O programa faz parte de uma série de ações, fruto da parceria firmada com o Senar, buscando capacitar os empreendedores rurais assistidos pelo Sebrae. Para realização do curso em Grajaú, o Sebrae e o Senar contam com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, que ajudou no trabalho de mobilização e divulgação junto aos produtores rurais ao longo dos últimos dias, conforme destaca Marcos Chagas, gestor de projetos da Unidade Regional do Sebrae em Imperatriz.
O PNCR procura repassar informações e ferramentas, aos produtores rurais, que possibilitem os conhecimentos necessários para o gerenciamento de suas propriedades familiares como pequenos negócios. "É possível enxergar um futuro promissor nas atividades comerciais destes pequenos produtores", salienta Chagas.
As palestras de apresentação do PNCR foram ministradas por Reginaldo Vieira, técnico do Senar, e Antônio Luiz Batista de Figueiredo, superintendente da instituição, que informaram que a capacitação terá a duração de trinta e seis horas, sendo trinta horas de treinamento e seis de consultoria.
Para ratificar o empenho do governo municipal na realização do curso em Grajaú, quem também esteve prestigiando a palestra de sensibilização foi o secretário municipal de Agricultura, Antônio Carlos Almeida, que se fazia acompanhar de um grupo formado por 45 pessoas, entre as quais horticultores e piscicultores.
Durante a consultoria, o instrutor vai à propriedade do produtor em data e horário combinados, permanecendo por lá durante quatro horas, com o objetivo de verificar a implementação de ações do plano de negócios preparado para cada propriedade. O intervalo entre os encontros é de 15 dias.
"O treinamento ajudará o produtor a realizar o planejamento, a organização, o controle e a avaliação dos resultados do negócio rural, aprendendo a efetivar um estudo de mercado, identificar estratégias de comercialização dos produtos, visualizando novas oportunidades de mercado e agendamento de consultoria", frisa Marcos Chagas.