O Programa Luz Para Todos (PLPT), em sete anos de atuação, foi responsável pela transformação da realidade do Maranhão. Atendendo às comunidades rurais do Estado, a CEMAR comemora os 300 mil domicílios atendidos por um programa que envolve todas as diretorias e áreas da Companhia. Desde 2004, ano em que foi lançado, o programa já beneficiou aproximadamente 1.500.000 (um milhão e meio) de maranhenses.
Para Alinez Martins, executiva de expansão da CEMAR, presente desde a primeira ligação do PLPT, a conquista representa um grande marco não apenas para a história da CEMAR, mas para a história do Maranhão. Antes do programa, menos de 85% dos maranhenses tinham acesso à energia elétrica. “Um dos momentos mais marcantes foi um episódio que me impactou profundamente e me fez sentir maravilhada por ser uma das responsáveis por levar tamanha alegria para tanta gente. Foi quando um jovem rapaz correu atrás do nosso carro e me disse ‘nunca imaginei que a energia fosse um dia chegar aqui. Senhora, felicidade igual a essa eu acho que só vou ter no céu!’”, relata.
Para Augusto Miranda, presidente da CEMAR, é um grande orgulho falar do PLPT. “Chegamos até essa marca histórica com muita dedicação e trabalho e vamos continuar avançando nessa última fase do programa para que 100% do Maranhão seja atendido. Nossa grande alegria e satisfação é saber que estamos contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Este é o nosso espírito e revela nosso compromisso de fazer, juntos, muito mais”, afirma o presidente.

Entendendo a execução do Luz Para Todos

O Programa Luz Para Todos é uma iniciativa do Governo Federal por meio do Ministério de Minas e Energia com o objetivo de acabar com a exclusão elétrica no país.
No Maranhão, como nos demais Estados, foi formado um Comitê Gestor para gerenciar o programa, responsável pela definição das comunidades atendidas e a priorização das obras. A CEMAR é a agente executora do Programa, que está trazendo mudanças e desenvolvimento para o Maranhão.
Esse Comitê Gestor é presidido pelo Ministério das Minas e Energia, representado pela Eletronorte, e composto pelo Governo Estadual, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão FAMEM, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA, Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Maranhão – FETAEMA e CEMAR. O Comitê Gestor é responsável por todas as deliberações do programa, incluindo a relação de municípios e comunidades beneficiadas com o projeto.
Os recursos financeiros do programa são divididos entre os Governos Federal e CEMAR: 75% recursos do Governo Federal e 25% de recursos próprios da CEMAR (15% próprios e 10% como financiamento do Governo Federal). O controle do recebimento e aplicação desses recursos é rigoroso, feito pela Eletrobrás.
“Vale ressaltar que o consumidor não paga absolutamente nada pela ligação do Programa Luz Para Todos, além de poder receber a instalação elétrica de sua casa, compreendendo 03 lâmpadas e 02 tomadas elétricas. O Programa tem recursos garantidos para esta nova etapa, que se estenderá até 2014”, acrescentou Sérvio Túlio, gerente de expansão do sistema elétrico da CEMAR. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)