O Programa Luz Para Todos (PLPT), em nove anos de atuação, foi responsável pela transformação da realidade do Maranhão. Atendendo às comunidades rurais do Estado, a CEMAR comemora os 320 mil domicílios atendidos por um Programa que envolve todas as diretorias e áreas da Companhia. Desde 2004, ano em que foi lançado, o Programa já beneficiou aproximadamente 1 milhão e 600 mil maranhenses.
Antes do Programa, o Maranhão tinha a segunda menor proporção de domicílios com iluminação elétrica no Brasil (85,4%), segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2004.
O “Luz Para Todos” é uma iniciativa do Governo Federal por meio do Ministério de Minas e Energia com o objetivo de acabar com a exclusão elétrica no País. No Maranhão, como nos demais Estados, foi formado um Comitê Gestor para gerenciar o programa, responsável pela definição das comunidades atendidas e a priorização das obras. A CEMAR é a agente executora do Programa que está trazendo mudanças e desenvolvimento para o Maranhão.
O consumidor não paga nada pela ligação do Programa Luz Para Todos, além de poder receber a instalação elétrica de sua casa, compreendendo três lâmpadas e duas tomadas elétricas. Durante todo o ano de 2012, a CEMAR realizou em todo o Maranhão aproximadamente 19 mil novas ligações, beneficiando 157 municípios do Estado.
Augusto Miranda, presidente da CEMAR, afirma que é um grande orgulho falar do PLPT. “Chegamos até essa marca histórica com muita dedicação e trabalho e vamos continuar avançando com o Programa para que 100% do Maranhão seja atendido. Nossa grande alegria e satisfação é saber que estamos contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Este é o nosso espírito e revela nosso compromisso de fazer, juntos, muito mais”, relata o presidente.