Até o final do ano serão instaladas 4.302 cisternas nos municípios de Cantanhede, Matões do Norte, Peritoró, Alto Alegre, São Mateus e Pirapemas, os primeiros a serem beneficiados pelo Programa de Universalização e Acesso à Água - Água para Todos, no Maranhão. A informação é do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo. “Nosso primeiro foco é a região do semi-árido, com 22 municípios incluídos, mas outras regiões também serão atendidas”, garantiu o secretário.
Ele explicou que o Programa Água para Todos faz parte do Plano Brasil sem Miséria do Governo Federal e tem como objetivo ofertar água para consumo humano e para produção de alimentos. As ações serão realizadas no Maranhão em parceria com o governo estadual.
Os municípios contemplados serão beneficiados com a construção de cisternas individuais e coletivas, sistemas simplificados de poços, instalação de dessanilizadores, entre outros. “As cisternas vão garantir o abastecimento a partir da captação de águas de chuvas para atender as casas isoladas na zona rural”, revelou Cláudio Azevedo.
A água para inclusão produtiva vai funcionar a partir da construção de pequenos açudes comunitários. “Junto com os açudes faremos a entregas de kits de irrigação, pois vamos estimular as famílias a produzirem hortaliças ou produção de peixes”, destacou.
Os primeiros municípios selecionados estão localizados na área de abrangência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), e serão incluídos nos benefícios previstos pelo Ministério da Integração Nacional. O Maranhão possui 150 municípios localizados na área de abrangência da Codevasf, que é formada pelos municípios que sofrem a influência das Bacias Hidrográficas do Mearim, Itapecuru e Parnaíba. Os outros 67 municípios serão beneficiados por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social.
No Maranhão, o programa ficará sob a coordenação da Sagrima. Entre suas diretrizes estão o fomento à ampliação da utilização de tecnologias, infraestrutura e equipamentos de captação e armazenamento de águas pluviais e de água oriunda de barragens, poços ou nascentes e otimização de seu uso.
As ações serão desenvolvidas em parceria com outras secretarias estaduais como a de Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Agrário, Igualdade Racial, Núcleo Estadual de Programas Especiais (Nepe), Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), entre outros órgãos federais e estaduais.
“Estamos mantendo contato com os prefeitos maranhenses para que nos informem suas demandas de água na zona rural. Além disso, todos devem fazer uma busca ativa dos cadastros das pessoas atendidas pelo Bolsa Família, apontadas como prioridade”, ressaltou.
Segundo levantamento do Governo Federal, apenas a primeira etapa do Água para Todos deve beneficiar cerca de 250 mil famílias maranhenses que vivem na zona rural, possuem renda familiar mensal de até R$ 140,00 e estão inseridas no Cadastro Único do Programa Bolsa Família, o CadÚnico. (Cláudia Martins)
Publicado em Regional na Edição Nº 14253
Comentários