Estudantes, recém-chegados da França, comemoram experiência adquirida durante a viagem

“O Programa Cidadão do Mundo me permitiu ter uma experiência inesquecível, foi uma mudança de cultura, de poder fazer uma troca intercultural. Volto muito mais preparado não só no conhecimento de uma outra língua, mas com uma outra visão de vida. Era um sonho, veio a oportunidade e sou muito agradecido com isso.” O depoimento do estudante Alexis Souza, ao chegar nesse domingo (07) da França, onde participou do intercâmbio internacional promovido pelo Governo do Estado, mostra o sucesso do projeto que é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e que tem como objetivo gerar oportunidade e inclusão para jovens da rede pública.
Recepcionados no aeroporto pelo secretário da Secti, Jhonatan Almada, os estudantes chegaram trazendo na bagagem mais conhecimento e a alegria de ter estudado em outro país com todas as despesas pagas pelo governo. “Quem não tem o desejo de fazer intercâmbio em outro pais?. Eu sempre tive. E volto com uma grande bagagem. Nesse tempo que passou na França tivemos oportunidade de conhecer a cultura dos franceses e de outros países porque estudamos em uma escola de francês que tinha muita gente de outros países, como Suíça e Alemanha. Então foi muito enriquecedor”, disse Larissa dos Santos, que também integra o grupo que viajou para França.
O secretário Jhonatan Almada destacou que é com muita satisfação que o governo cumpre um ciclo do programa com os alunos que voltaram da Argentina e agora com a chegada dos que estavam na França.  “Na conjuntura atual que o Brasil vive, iniciar e concluir um projeto é algo realmente ímpar, merece ser valorizado e o Governo do Maranhão consegue fazer isso. E, o mais importante, com investimento cujo impacto é o mais relevante para o desenvolvimento do Estado: o investimento nas pessoas”, frisou Jhonatan Almada.
Ele enfatizou que o governo está formado pessoas, novas lideranças que vão ajudar a transformar o Maranhão e a superar as desigualdades sociais, gerando um ciclo de prosperidade e desenvolvimento duradouro para o Estado. “Se é relevante iniciar e concluir um projeto no Brasil, mas relevante ainda é dar continuidade e é isso que está acontecendo com o Cidadã do Mundo. Nós estamos com a segunda etapa aberta com a oferta de 70 vagas distribuídas para inglês, francês e espanhol com inscrições abertas até o dia 12 de agosto. Então é algo que merece ser destacado porque significa que o governador Flávio Dino valoriza as pessoas e o investimento nas pessoas”, enfatizou o secretário.
O sentido maior do programa é democratizar a possibilidade de realizar intercâmbio internacional a um maior número possível de jovens. Para Laís Almeida, a experiência mudou sua vida. “Tivemos oportunidade não só de aperfeiçoar a língua, mas também voltamos com mais experiência de vida. Com sonhos ainda maiores”, contou. “Foi uma experiência muito boa no sentido do crescimento pessoal e de entender como é a realidade de outros país e trazer para o nosso as boas iniciativas”, completou Ana Maria Naufel. 
Para os pais dos jovens, a realização do sonho dos filhos é motivo de alegria para toda a família. “Falava com meu filho quase todos os dias enquanto ele esteve fora e dava para sentir a alegria e o entusiasmo dele com tudo que está aprendendo. Para mim é uma satisfação muito grande ver meu filho realizar um sonho que não tínhamos condições de realizar”, disse a mãe do Alexis, Rosa Maria Souza que foi receber o filho no aeroporto cheia de saudade, mas também de muita satisfação por mais essa realização. 

Novas turmas 
Dia 27 deste mês embarca outra turma do Cidadão do Mundo. Desta vez os estudantes seguem para os Estados Unidos e Canada. “São 62 alunos, 12 para os Estados Unidos e os outros para o Canadá. Tem sido uma grande experiência para todos os estudantes. O que temos constatado é que o programa abre novos horizontes para os alunos. Eles chegam mais empolgados e com grandes planos para os estudos”, disse Fabiana Moura, coordenadora do programa. 
O programa ‘Cidadão do Mundo’ está em sua segunda edição. Podem participar jovens egressos da rede pública de ensino com idade entre 18 e 24 anos e que estejam frequentando uma instituição de ensino superior há pelo menos um ano. Após selecionado, o jovem participa de um intensivo e, em seguida, é enviado ao país de origem da língua que ele escolheu (espanhol, francês e inglês). A permanência no exterior, com todas as despesas pagas pelo Governo do Maranhão, é de cerca de três meses.
Novas turmas estão sendo formadas. Interessados em fazer parte do próximo grupo têm até o dia 12 de agosto para se inscrever. Para o ano de 2017, a oferta é de 70 vagas. São dez para francês, 30 para inglês e 30 para espanhol. Serão selecionados 120 candidatos para concorrer às vagas de inglês, 120 candidatos para concorrer às de espanhol e 60 candidatos para concorrer às dez vagas de francês. As inscrições devem ser feitas no site da Secti, no endereço www.secti.ma.gov.br.