Em 2019, oficina de empreendedorismo na Escola Maria Evangelista, em Imperatriz, está entre as ações realizadas pelo Programa Atitude Ambiental da VLI.

Oficinas de reciclagem, palestras, projetos ambientais, treinamentos, recuperação de nascentes de rios e cultivo de hortas foram algumas das ações realizadas ao longo de 2019 pelo Programa Atitude Ambiental da VLI. A companhia, que é responsável pelo tramo norte da Ferrovia Norte Sul, desenvolve o Programa Atitude Ambiental com o objetivo de conscientizar os participantes sobre a importância da preservação ambiental, além de promover ações sustentáveis nos municípios em que a VLI está presente. 
As atividades do Atitude Ambiental são desenvolvidas em parceria com escolas, cooperativas de reciclagem, prefeituras, secretarias municipais, lideranças comunitárias, associações, agências, conselhos, organizações não-governamentais (ONGs), famílias e comunidades das áreas de influência da VLI. Empregados próprios e contratados também participam das atividades. 
Em 2019, foram promovidas 59 ações com a participação do poder público municipal e da sociedade civil.  Nas cidades que formam o corredor Centro-Norte, trecho que engloba os estados de Maranhão e Tocantins, foram atendidas oito instituições, com a participação de 1.771 pessoas nos municípios Babaçulândia e Palmeirante (TO) e Porto Franco e Imperatriz (MA). 
Na escola municipal Maria Evangelista, bairro Itamar Guará, em Imperatriz, foram realizadas duas oficinas de empreendedorismo, nas quais alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) aprenderam confeccionar luminárias, a partir de materiais recicláveis. "Além de ampliar oportunidades para o mercado de trabalho, os alunos ficaram entusiasmados com os resultados, porque todas as luminárias produzidas nas oficinas foram vendidas", explica a diretora da escola, Kaliny Lago, informando que o valor arrecadado pelas luminárias foi destinado para contribuir com a formatura de 2019.