Lima Rodrigues e a gerente de Marketing da Genesis Group, Elaine Delgado, em São Paulo - Fotos: Gabriel Diniz/Texto Comunicação
Jornalistas, pesquisadores e o pessoal da Texto Comunicação Corporativa no Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Um programa inovador, genuinamente brasileiro e que beneficia o campo e a cidade. Assim poderíamos definir o Programa Aplique Bem, criado e desenvolvido pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a UPL, que com a aquisição da Arysta Life Science, tornou-se uma das 5 maiores empresas de soluções agrícolas do mundo. Com receita de aproximadamente UR$ 5 bilhões, a nova UPL está presente em 76 países, com vendas para mais de 130. A empresa conta com mais de 10.800 pessoas em todo o mundo.

No IAC, em Jundiaí (SP), jornalistas que participam do Road Show 2020 - a convite da Texto Comunicação Corporativa (SP) - ouviram as explicações do Dr. Hamilton Humberto Ramos, pesquisador científico e coordenador do Programa Aplique Bem. Também estava presente e conversou com os jornalistas a gerente stewardship da UPL Brasil, a engenheira química Cláudia Barreto.
Hamilton Ramos deu detalhes do trabalho desenvolvido pelo IAC, informando que o Instituto foi criado em 1887 pelo então Imperador Pedro II e hoje conta com 12 centros de pesquisas, ocupa uma área de 110 hectares, sendo 60% de área preservada e 40% para pesquisa. Destacou que o IAC desenvolve pesquisas nas áreas de máquinas e equipamentos, componentes agrícolas, engenharia de biossistemas, e segurança no trabalho rural. Nesta área de segurança o destaque é o Programa Adjuvantes da Pulverização que conta com o QUEPIA - Programa de Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura, implantado em 2010. Os jornalistas conheceram o laboratório do IAC a onde são desenvolvidas as pesquisas nas vestimentas de EPI e   a equipe do Instituto fez demonstrações no laboratório sobre a qualidade do trabalho desenvolvido.
"O Programa Aplique Bem comemora 13 anos já tendo treinado mais de 70 mil produtores e funcionários de empresas agrícolas sobre a correta aplicação de defensivos agrícolas nos diferentes cultivos. O programa já ultrapassou as fronteiras do Brasil e hoje é realizado com êxito na Colômbia, México, Vietnã, em Burkina Faso e na Costa do Marfim", disse Humberto, feliz da vida pelo fato de o programa já conquistado vários programas no Brasil e no exterior.
Ele destacou que o modelo adotado pelo o Aplique Bem para os treinamentos dos agricultores é inédito no Brasil. Disse ainda que o programa conta com cinco laboratórios itinerantes - batizados de tech móveis. Quatro deles percorrerem todo o território nacional, enquanto um veículo destina-se exclusividade ao chamado circuito das frutas do interior do Estado de São Paulo e os treinamentos são gratuitos.
"Em vez de levarmos os agricultores e funcionários para a sala de aula, levamos a sala de aula até eles. Esse modelo de treinamento não só aumenta a participação dos trabalhadores como permite a prática para melhor fixação do aprendizado. Também não fazemos turmas maiores que 20 pessoas para não comprometer a qualidade do conteúdo", afirmou o doutor em agronomia Hamilton Ramos.
"Com acesso ao mercado global para a cadeia de alimentos e focada em regiões de alto crescimento mundialmente, nosso objetivo é transformar a agricultura por intermédio do propósito OpenAg, uma rede agrícola aberta que alimenta um crescimento sustentável para todos", disse Cláudia Barreto, da UPL.
Segundo ela, a nova UPL oferece um portfólio integrado de soluções agrícolas patenteados e pós-patente para diversas culturas, incluindo produtos para proteção de cultivos, soluções biológicas e tratamentos de semente para toda a cadeia. A UPL atende todo o Brasil.
"Trata-se de uma prestação de serviços para a agricultura. O Aplique Bem leva conhecimento ao campo para melhor uso de tecnologia e uso racional de defensivos agrícolas, contribuindo para a produção de alimentos seguros e de qualidade, otimizando a produção e diminuindo gastos, além de proporcionar mais segurança para quem aplica e menos impactos ao meio ambiente", ressaltou a gerente stewardship da UPL.

Genesis Group

Às 14h, os jornalistas do Road Show 2020 participaram de uma reunião almoço em um restaurante de um shopping center de Campinas (SP) com a gerente de Marketing da Genesis Group, Elaine Delgado. Ela informou que a Genesis Group é uma plataforma de soluções em testes, inspeções, análises em testes, certificação e rastreabilidade para a cadeia do agro alimento, com atuação no Brasil, Paraguaia e Argentina. Destacou ainda que a empresa investe de forma robusta e consistente em tecnologia e inovação, para levar as melhores soluções em segurança agroalimentar do campo até a mesa, lembrando que a rastreabilidade tornou-se obrigatória no Brasil desde 2018. 
Elaine Delgado disse que a Genesis Group está presente em mais de 1.600 municípios em 5.000 pontos de embarque, com uma equipe de mais de 1.600 funcionárias tecnicamente capacitados e 100% CLT, e possui uma frota com mais de 500 veículos.

Casa Branca

Na sexta-feira (13), último dia do Road Show para os Jornalistas de Agronegócio, houve visita à Fazenda Santa Ester, da Casa Branca Agropastoril, em Silvianópolis (MG), que há mais de duas décadas seleciona reprodutores e matrizes das raças Angus, Brahman e Simental. 
A proposta é colocar no mercado animais férteis, produtivos, precoces e funcionais, que multiplicam a genética de resultados da empresa nas propriedades rurais de todo o Brasil e dos países latino-americanos.
Todos os detalhes do Road Show para Jornalistas de Agronegócio você verá em breve no Conexão Rural, a voz do campo na TV.
O Conexão Rural é veiculado todo domingo às 9h30 pela Rede TV de Parauapebas (PA), com reprise no sábado seguinte às 9h, e pode ser visto também TV Web O Progresso, de Imperatriz (MA), no site www.onortao.com.br, de Porto Velho (RO), além do you tube e nas nossas redes sociais.
(Por Lima Rodrigues, com informações da Texto Comunicação Corporativa).