São Luís - Diversos secretários de Estado participaram da solenidade de formatura do Curso de Cuidador de Idosos, nessa quinta-feira (20), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Iesma), em São Luís. A presença de Rosane Guerra (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), José Antonio Heluy (Trabalho e Economia Solidária) e Luiza Oliveira (Direitos Humanos e Cidadania), além do defensor público geral do Estado, Aldy Mello Filho, demonstra a crescente importância desse profissional no mercado de trabalho.
Oferecido pela Defensoria Pública do Estado (DPE-MA), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), o curso formou 40 profissionais. Eles, agora, ingressam em uma profissão muito valorizada em países desenvolvidos como Japão, Canadá e Alemanha, e que vem ganhando, cada vez mais, espaço no Brasil.
Os secretários destacaram a importância da profissão na atualidade. Rosane Guerra lembrou que a profissionalização do cuidador de idoso é uma necessidade imprescindível para os serviços área pública e privada. “Temos um grande número de idosos que necessitam de cuidados em nosso estado, e de um cuidado digno e qualificado. O Governo do Estado, com o programa Maranhão Profissional, enxerga essa necessidade e, por isso, firmou a união com a Defensoria Pública, a fim de gerar profissionais capacitados e responsáveis para cuidar do idoso maranhense”.
Mercado de trabalho
Na ocasião da formatura foi assinado Termo de Compromisso visando abrir espaço para a intermediação dos formandos no mercado de trabalho. O acordo foi firmado entre as secretárias de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres), Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), além de DPE-MA, Iesma e conselhos Estadual e Municipal do Idoso.
O defensor Aldy Mello Filho lembrou a importância, para o idoso, que o profissional Cuidador de Idosos seja bem qualificado. “Ao capacitar esses profissionais institucionalizamos uma parceria em defesa dos idosos, tanto no que se refere ao cuidado quanto no combate à violência”.
Nessa nova fase, o curso de Cuidador de Idosos, oferecido por meio do Programa Maranhão Profissional e conduzido pela Sectec, ganha um novo horizonte, pois, será incrementado com a articulação e mobilização das comunidades e das redes de defesa de idosos do estado, como o Conselho Estadual e o Conselho Municipal do Idoso. Os beneficiados serão consultados sobre o conteúdo recebido pelos alunos. “Nossa meta é ampliar a eficiência do curso”, explicou a secretária Luiza Oliveira.
Presentes, também, na solenidade, o diretor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão, Cristiano Matos e os presidentes dos conselhos Municipal e Estadual do Idoso, Ivaneide Giacomine e Izabel Lopizic, além de representantes da Iesma, instituição responsável pela emissão dos certificados.
Comentários