Profissionais da área médica participam do I Workshop de Mastologia

São Luís - Médicos e enfermeiros da rede estadual de saúde participaram nesse sábado (14) do I Workshop de Mastologia, realizado pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O evento, ocorrido no auditório do Centro de Medicina Especializada (Cemesp), das 8h às 17h, teve o objetivo de apresentar, discutir e aprimorar técnicas de combate ao câncer de mama.
O Workshop de Mastologia visou contribuir para a disseminação de conhecimento técnico para a redução do número de casos de câncer de mama em áreas onde o número de casos ainda é muito elevado. Além de São Luís, mais três capitais ainda serão beneficiadas com a realização do evento: Boa Vista (RR), Macapá (AP) e Porto Velho (RO) - outras duas ainda estão sendo definidas.
O conteúdo ministrado durante as palestras englobou temas como prevenção, diagnóstico, tratamento cirúrgico, quimioterapia, radioterapia, reconstrução mamária e cuidados de enfermagem, segundo explicou o professor doutor Marcelo Alvarenga Calil, diretor clínico do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). “O conteúdo faz parte de um planejamento específico para que se possa abordar junto aos profissionais todos os principais tópicos que integram a grade curricular do curso ministrado pelo instituto em São Paulo”, explicou o diretor.
De acordo com a gestora da Rede de Atenção a Saúde da SES, Maria do Socorro Bispo, a realização deste tipo de treinamento está de acordo com a política da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que prioriza a constante qualificação dos profissionais que atuam dentro das unidades estaduais. “A reciclagem, treinamento, e outras formas de capacitação dos profissionais em saúde é uma máxima da secretaria, e por isso não são medidos esforços para trazer para cá workshops, seminários e outros eventos que contribuam fortemente para esse objetivo”, ressaltou.
A importância do workshop, segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Maranhão, Ana Grabriela Carlos Oliveira, está também atrelada ao fator inovação tecnológica. “A vinda de profissionais de um dos institutos mais renomados em se tratando de combate ao câncer, para trocar experiências com médicos do Maranhão, possibilita conhecer também tratamentos mais eficazes e modernos”, ressaltou.
Para a realização do Workshop em São Luís foram disponibilizadas 60 vagas: 50 destinadas a médicos e 10 para enfermeiros. (Secom)