Profissionais de saúde participam da mostra Maranhão Aqui Tem SUS, realizada pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems/MA). Com o tema "Compartilhando Experiências para Construir o SUS que queremos", a mostra reuniu 54 trabalhos, nesta quinta-feira (11), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão.
Dos 54 trabalhos, 17 serão selecionados pelos avaliadores para a 16ª Mostra "Brasil: Aqui tem SUS", que ocorrerá no período de 2 a 5 de julho, em Brasília, durante o 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
"Estamos primando em mostrar que no Maranhão tem muito trabalho bom, com resultados concretos e positivos na atenção básica de saúde, para fortalecer e mostrar que o Sistema Único de Saúde funciona", destacou a chefe do Departamento de Educação e Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ricarda Maria Spinucci.
Participam da mostra experiências dos municípios de São Domingos do Maranhão, São Luís, São Luís Gonzaga do Maranhão, Amarante, Cururupu, Peritoró, Buriticupu, Centro do Guilherme, São José de Ribamar, Lago do Junco, Bom Jesus das Selvas, Jenipapo dos Vieiras, Cajari, Santana do Maranhão, Zé Doca, Pinheiro, Mata Roma, Alto Alegre do Pindaré, Timon, Porto Rico, Pirapemas, Codó e Bacabal.
"Vamos torcer para que o Maranhão tenha trabalhos vencedores na mostra nacional. Os trabalhos são da atenção básica, área que o Ministério da Saúde orienta o reforço do foco dos esforços", destacou o presidente do Cosems/MA, Vinícius Araújo.
A mostra contou com três modalidades, são elas: Experiências das equipes de trabalhadores dos municípios que realizam com sucesso os trabalhos nos respectivos territórios; Experiências de atuação da gestão municipal de forma cooperada, por consórcios ou outros meios, realizadas com sucesso na execução conjunta de ações e serviços de saúde e cumprimento da diretriz constitucional de regionalização e hierarquização da rede de serviços: e Experiências do Cosems/MA nas ações desenvolvidas no apoio à gestão, colaboração especializada e cooperação aos municípios, além da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde (NEMS).
Entre os temas, aleitamento materno, vacinação infantil, fortalecimento do pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde, o programa Melhor em Casa, tratamento do pé diabético, cuidados com a hanseníase, transtorno mental na atenção primária, estratégias de combate ao Aedes aegypti, papel do acompanhante no trabalho de parto, regulação, farmácia básica, entre outros.
Na mostra, a direção do Hospital Regional de Peritoró apresentou a experiência implantada na unidade, em 2017, com o protocolo de regulação. "Montamos o núcleo de regulação, composto por cinco enfermeiros. O núcleo regula todos os pacientes do hospital que precisam de outros atendimentos na Central Integrada de Leitos (CIL)", explicou a diretora geral do hospital, Alayna de Araújo Rocha.
Outra experiência exitosa apresentada na mostra foi de Santana do Maranhão. O coordenador da Assistência Farmacêutica, Emerson Borges Lima, destacou os avanços na área. O município, que faz parte do Plano Mais IDH, recebe ações da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma).
"Estamos apresentando o resultado do serviço de assistência farmacêutica que criou a coordenação farmacêutica. Habilitamos os profissionais, ofertamos cursos de capacitação, habilitamos o município para receber recursos do Qualifar Sus e a Farmácia de Medicamentos Especializados em nosso município", destacou.
Publicado em Regional na Edição Nº 16359
Comentários