São Luís - Começa nesta quarta-feira (11) e vai até o dia 22 deste mês, no Hotel Praia Mar, em São Luís, a segunda etapa do curso de qualificação em saúde promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o Hospital do Coração (HCOR), de São Paulo. O curso é destinado a profissionais da rede estadual de urgência e emergência de São Luís e interior do Maranhão.
Nesta etapa serão treinados 614 profissionais, sendo 140 médicos e enfermeiros, 60 pediatras e enfermeiras e 414 técnicos de enfermagem. O curso é dividido em três etapas, sendo que a primeira foi realizada no período de 2 a 12 de fevereiro deste ano e teve a participação de 413 profissionais.
A meta é capacitar 1.746 profissionais de nível médio e superior. Uma das ações do Programa Saúde é Vida, o curso terá a última etapa realizada em junho deste ano. “Ao mesmo tempo em que fazemos o maior investimento da história do Maranhão na construção de novos hospitais e na aquisição de equipamentos, priorizamos também a qualificação dos nossos profissionais, para que a população receba a melhor assistência possível”, enfatizou o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad.
Nesta etapa serão montadas cinco turmas, cada uma com 28 médicos e enfermeiros que participarão do ACLS (sigla em inglês que significa Suporte Avançado de Vida em Cardiologia). Essencialmente prático, o curso leva o aluno a interagir, em um ambiente de simulação aplicada, e a atuar no suporte avançado em cardiologia com o objetivo de treinar habilidades de atendimento em situações de emergências cardiovasculares em pacientes adultos.
Pediatras e enfermeiras serão divididos em duas turmas, sendo cada uma com 30 profissionais que farão o curso de PALS (sigla em inglês que significa Suporte Avançado de Vida em Pediatria). Estes profissionais serão capacitados para agir em situações de emergências pediátricas por meio de exercícios práticos e simulados reproduzidos artificialmente em cenários e manequins.
Divididos em oito turmas de 30 profissionais e seis de 29 alunos, os 414 técnicos em enfermagem farão o curso de BLS (sigla em inglês para Suporte Básico de Vida para profissionais de saúde). O objetivo do curso é ensinar aos profissionais habilidades que ajudarão pacientes de todas as idades.
Nesta etapa serão treinados profissionais que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Itaqui Bacanga, Araçagi e Cidade Operária, em São Luís; e dos municípios de São João dos Patos, Coroatá, Codó, Timon e Imperatriz.
Também serão beneficiados os Hospitais Regionais de Urgência e Emergência de Presidente Dutra; Hospital Regional Dr. José Murad, de Viana; Hospital Regional de Morros; Hospital Regional de Grajaú; Hospital Regional Materno-Infantil, de Imperatriz; Complexo Hospital Materno-Infantil do Maranhão (composto pelo Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e pela Maternidade Benedito Leite); e a Unidade Mista de Carutapera.
Publicado em Regional na Edição Nº 14375
Comentários