Encerrou no último sábado (20) a formação do ‘Alfabetiza Maranhão’, no Orienta, Renascença. Com atividades práticas e palestras, o objetivo da formação dos professores de vários municípios do Maranhão é corrigir o fluxo de estudantes com distorção idade/série não alfabetizados em escolas públicas.
A partir da formação, que começou na Escola Marcelino Champagnat, no mês de maio, os professores serão multiplicadores em seus municípios, realizando atividades que devem beneficiar aproximadamente 6.207 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, não alfabetizados, que possuem distorção idade/série, favorecendo maior participação dos alunos, evitando, assim, evasão e repetência.
“Os professores que estão participando dessa formação desde a quinta-feira (18), ao todo 150 profissionais, também participaram na Escola Marcelino Champagnat. Nessa fase, eles já vêm com as experiências de suas escolas. O governo Flávio Dino tem apostado na capacitação dos professores como forma de elevar os índices educacionais”, pontuou a Superintendente de Educação Básica, Elioenai Brasil.
Coordenados pela educadora Esther Pillar Grossi, os profissionais do Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), desenvolveram atividades com os professores e alunos, tais como: aula-demonstração e aula-entrevista, que serviram para diagnosticar os alunos, caso a caso, a partir da análise de seus conhecimentos. Duas palestras também fizeram parte da programação: uma com a Dra. Maria Kemper (Aspectos psicanalíticos do aprender) e outra com Dra. Rosa Resegue (Saúde e Aprendizagem: não há doença que impeça a aprendizagem).
Escola Digna
Integrantes do Programa Escola Digna, as ações de correção de fluxo vão abranger os 30 municípios maranhenses com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), que fazem parte do Plano de Ação ‘Mais IDH’, do governo do Estado.
Comentários