Professores participam da Formação Continuada em Avaliação Educacional em Larga Escala

Cerca de 750 professores de Língua Portuguesa e Matemática da rede estadual de ensino estão participando, até sexta-feira (26), no Centro de Ensino Almirante Tamandaré, da “Formação Continuada em Avaliação Educacional em Larga Escala – Estudo das Matrizes de Referência da Prova Brasil/Saeb”, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Avaliação Educacional (Suave). A Formação tem como finalidade possibilitar o aprimoramento dos conhecimentos que os professores devem ter em relação à Prova Brasil.
O evento também busca trabalhar mecanismos de avaliação em relação às matrizes da Prova Brasil, possibilitando aos professores alternativas a serem trabalhadas em sala de aula, no intuito de fomentar e desenvolver tarefas que venham a exercitar habilidades de interpretação e assimilação do conteúdo nos alunos, visando um bom aproveitamento no exame.
De acordo com a coordenadora estadual da Prova Brasil e supervisora de Avaliação Educacional da Seduc, Vera Lúcia Gonçalves Pires, esse momento de formação é de grande importância, pois os professores estão podendo ter contato com as matrizes da Prova Brasil, e tendo a oportunidade de poder rever dentre os pontos das matrizes, quais habilidades que seus alunos já consolidaram e quais ainda precisam de uma atenção maior. “Com essas respostas em mãos, os professores vão trabalhar para que seus alunos possam consolidar as habilidades que ainda não tinham assimilado”.
Para os professores, a formação oportunizada pela Seduc, ratifica a preocupação em construir uma educação básica de qualidade, consequentemente, melhorando os índices educacionais do estado.
Nessa perspectiva, a professora Rosely Coelho, da Unidade Integrada José Giorcele Costa, destacou que esse espaço “é muito importante para que haja uma interação entre professores e a Seduc. Esse tipo de atividade só vem a somar para que possamos alcançar índices cada vez mais satisfatórios. Dessa forma, acreditamos que é esse o caminho a ser percorrido para que possamos ter um grande resultado quando da aplicação da Prova Brasil”.

Prova Brasil 2011
A Prova Brasil será aplicada de 7 a 18 de novembro, para alunos da 4ª série do Ensino Fundamental Menor, 8ª série do Ensino Fundamental Maior e na 3ª série do Ensino Médio, o que irá atender uma média de seis milhões de alunos em todo o país.
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Os dois exames têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. (Nielsen Furtado)