São Luís - Em sessão solene extraordinária, o Conselho Universitário (Consun) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), homenageou, na noite da sexta-feira (16), no Rio Poty Hotel, em São Luís, professores, servidores, técnico-administrativos, ex-diretores da extinta Federação das Escolas Superiores do Maranhão, além de ex-gestores e ex-reitores da Uema com a outorga de Título de Professor Emérito e de concessão da “Medalha Gomes de Souza de Mérito Universitário”.
A cerimônia foi presidida pelo reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, e teve a presença da secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Olga Simão, que representou a governadora Roseana Sarney. O reitor afirmou que a homenagem é um reconhecimento da Uema à contribuição de professores e servidores técnico-administrativos.
A partir da aprovação unânime do Consun, o órgão máximo deliberativo da Uema, foram homenageadas 42 pessoas cujas trajetórias fazem parte da história da Universidade. Todos contribuem ou já contribuíram com o desenvolvimento da Uema e do Maranhão, ao longo de 30 anos, em todos os campi implantados no território maranhense.
Receberam o título de Professor Honoris Causas: José Ribamar Bastos Ramos, Beatriz Martins de Andrade, José Domingues da Silva Neto e Lúcia Maria Saraiva de Oliveira. Todos indicados pelo Conselho, conforme Resoluções datadas de 2008, acatando proposta formulada, na ocasião, pelo seu presidente e reitor da Uema.
Representando os demais agraciados com o Título, o professor José Ribamar Bastos, atual presidente do Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE/MA), agradeceu a homenagem. “Ser reconhecido pelo que fazemos é muito bom. Faz-nos lembrar momentos já transcorridos de alegrias, tristezas, fracassos, mas também de muito sucesso. Por isso, é grande a emoção por este título que nos é dado”, declarou.
Entre os ganhadores da Medalha Gomes de Souza de Mérito Universitário estava a servidora Maria de Lourdes Rodrigues Castro Mota, que se declarou muito honrada, principalmente por estar representando os servidores técnico-administrativos. Ela lembrou das lutas e anseios da categoria, que desempenha importante papel na contemporaneidade, prestando serviços essenciais à sociedade na Uema e nos demais órgãos públicos.
A cerimônia reuniu membros do Consun, homenageados, gestores, professores, servidores e alunos da academia e familiares dos agraciados. Também estiveram presentes autoridades, entre as quais o presidente em exercício da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar, e o promotor de Justiça de Defesa da Educação, Paulo Silvestre Avelar Silva.
Selo - A cerimônia foi marcada pelo lançamento de um selo e carimbo comemorativos em alusão ao transcurso dos 30 anos de fundação da Uema, reconhecendo, assim, o inestimável serviço que ela vem prestando, ao longo do tempo, na formação e qualificação de milhares de profissionais no Estado.
Publicado em Regional na Edição Nº 14281
Comentários