Professores e bibliotecários no curso sobre os caminhos para a formação de leitores

São Luís - Professores do Ensino Fundamental e do Médio, gestores e bibliotecários, de São Luís e do interior do estado, participaram, durante uma semana, do curso “Leitura, literatura e biblioteca: caminhos para a formação de leitores”.
O objetivo do curso, encerrado nessa sexta-feira (2), foi contribuir para a formação de multiplicadores em teoria e prática da leitura, tanto no ambiente escolar como nas bibliotecas. A promoção foi do Comitê Estadual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional.
O Proler é coordenado, no Maranhão, pela Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), órgão da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). A coordenadora do comitê e diretora da BPBL, Rosa Maria Ferreira, explicou que a iniciativa visa proporcionar uma alternativa para ampliar o repertório de leitores e mediadores, expandindo o conhecimento deles sobre o que é ler e apontado para o significado social e político desta prática.
“O curso busca propiciar o aperfeiçoamento dos conhecimentos de professores e bibliotecários, com vistas a subsidiar sua prática como agente mediador no processo de formação de leitores”, explicou Rosa Ferreira.
As aulas foram ministradas pela professora Sonia Almeida, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP) e membro da Academia Maranhense de Letras (AML), e pela bibliotecária Cláudia Feres Leite, membro do Comitê Estadual do Proler.
Cláudia Feres Leite explicou que, durante o curso, foi trabalhada a leitura integrada com várias linguagens artísticas como a música, a poesia, às artes plásticas, sempre tendo o livro como base, uma vez que o maior objetivo é aproximar o livro do leitor e difundir a literatura, principalmente a Infantil, junto aos gestores de biblioteca, bibliotecários e professores.
“O que buscamos é tornar o interesse pela leitura um hábito constante que a gente deve cultivar todo dia. Trabalhamos palavras cruzadas, questão de movimento, tudo para facilitar o trabalho do professor e do bibliotecário e dos mediadores de leitura em geral”, destacou a instrutora.
Para a bibliotecária Diana Rocha, que veio do município Grajaú (região Central do Maranhão), o conhecimento adquirido durante as aulas vai contribuir para o trabalho que ela realiza no interior. “Para nós foi um ganho ter acesso a essas informações de incentivo a leitura e produção textual”.

Promoção da leitura
O curso é uma das ações que integra o programa de promoção da leitura que a secretaria de Estado da Cultura, através da Biblioteca Benedito Leite, vem realizando, juntamente com o Comitê Estadual do Proler e a Fundação Biblioteca Nacional.
As próximas ações, segundo adiantou Rosa Ferreira, acontecem nos dias 15 e 16 deste mês, quando serão realizadas duas oficinas sobre Literatura Africana. Também estão sendo programadas as comemorações da Semana do Livro Infantil, em abril, mês em que são celebrados Dia Nacional do Livro Infantil (dia 2) e o aniversário do escritor Monteiro Lobato (dia 18).
“Vamos desenvolver o projeto para mobilizar, sensibilizar a sociedade e os mediadores que são professores e bibliotecários quanto a importância que a leitura tem na formação de leitores”, disse Rosa Ferreira. (Elizete Silva)