Os professores e coordenadores que fazem parte do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, da cidade de João Lisboa, foram selecionados para participar e realizar a apresentação do II Seminário Estadual "Com o foco na avaliação dessa experiência", que será realizado dia 12 de maio em São Luís.
Com o tema "O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no Maranhão: com a palavra os professores que participaram dos quatro anos dessa experiência", o Seminário marca o encerramento das atividades do PNAIC/2016 no Maranhão. O objetivo é avaliar o fortalecimento das estruturas estaduais e regionais de gestão do programa, o monitoramento da execução e a avaliação periódica dos alunos. A OE (orientadora Educacional) Luzilene e a professora Alfabetizadora Cristina, do PNAIC/João Lisboa, foram escolhidas para apresentar os avanços nos índices do município como; Prova Brasil e Ideb, aos 84 municípios presentes.
Os critérios de seleção dos municípios que participarão do II Seminário Estadual PNAIC foram a participação no programa, ter mantido o mesmo coordenador, orientador local e professores pelos últimos 4 anos, e ter mantido a frequência acima de 75% nas formações em cada ano.
PNAIC/João lisboa
Em João Lisboa o PNAIC foi implantado em 2013 e desde o inicio vem recebendo todo o apoio da gestão municipal através do prefeito Jairo Madeira e do Secretário de Educação, Davisson Sormanni, para a elevação dos índices e o compromisso de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, como determina o pacto nacional. O Secretário de Educação, Davisson Sormanni, avalia que é necessário que o gestor esteja compromissado com os índices e com a coordenação do PNAIC afim de manter o foco do planejamento e alcançar os resultados. "A escolha dos professores do município de João Lisboa para o Seminário é o resultado do compromisso social da gestão pública com os resultados do programa".
Durante os 4 anos à frente do Programa, a coordenadora do PNAIC/João Lisboa, Lucinalva Nogueira, explica que o resultado positivo é devido o envolvimento, desempenho, dedicação e responsabilidade de todos os envolvidos no programa, desde os gestores do município até os professores. Para ela, os professores assumiram as formações como espaço para mudanças de práticas em sala de aula. "...atualmente vemos a diferença desde o espaço educativo como ambiente alfabetizador com os 'cantinhos' até as dinâmicas das aulas", completou.
Objetivos do programa
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa responde à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) e é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças, no máximo até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Nessa perspectiva, foi estabelecida como eixo principal, a formação continuada de docentes com o apoio de material específico, como estratégias para alcance desses objetivos, sendo complementadas por outros três eixos de atuação: materiais didáticos e pedagógicos para uso com as crianças, avaliação e controle social, e mobilização.
Comentários