Dando continuidade ao ciclo de formação continuada para professores da rede estadual de ensino e a membros da Associação de Professores de Espanhol do Maranhão, nessa sexta-feira (18), cerca de 70 docentes realizaram atividades de campo envolvendo a prática da língua espanhola.
Durante toda a manhã, os professores visitaram um supermercado da capital, buscando mapear produtos alimentícios e eletrônicos consumidos cotidianamente, que são produzidos em países que têm a língua espanhola como principal idioma.
Segundo a coordenadora da ação, Maria José Ordóñez, a metodologia tem como objetivo aproximar os profissionais do cotidiano da língua espanhola, fornecendo mecanismo de atração dos alunos ao aprendizado da língua espanhola. “Levando à sala de aula elementos do cotidiano do aluno, este passa a enxergar a língua espanhola como parte de sua vida, gerando maior interesse no aprendizado”, explicou.
Ordóñez destacou ainda a importância da realização de atividade de imersão como exercício de atualização e prática aos professores. “É importante possibilitar atualizações e contato direto aos professores de língua estrangeira para que não se perca a familiaridade com a língua, garantindo a manutenção da qualidade das aulas”.
Entre os professores da rede estadual, a empolgação marcava a realização da atividade. Uma das participantes, a professora da rede estadual no município de Zé Doca, Héricado Carmo, define a capacitação como fundamental à manutenção da qualidade da prática docente. “A formação proporcionada nesse momento pela Seduc é determinante à continuidade de nosso trabalho. Voltaremos à sala de aula com novas ferramentas e metodologias que melhorarão o aprendizado dos nossos alunos”.
Ao final da capacitação, os professores participantes irão receber o certificado de participação que será emitido pela Embaixada da Espanha.
Formação continuada - Realizada desde 2010 pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil e a Associação de Professores de Espanhol do Maranhão (APEEMA), a formação continuada tem como proposta valorizar o uso da língua em diferentes situações e contextos sociais, por meio de um conjunto amplo, que envolve não só o conhecimento do código linguístico, mas, sobretudo, possibilita o acesso a outra cultura e outra história.
De acordo com a supervisora de Currículo da Seduc, Conceição de Maria Lisboa Andrade, “a formação proporciona aos professores de Língua espanhola do estado, um maior aprofundamento em relação aos conceitos da didática de ensino da disciplina, bem como novas práticas pedagógicas que contribuem para melhoria do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, tornando o estudo da Língua Espanhola mais estimulante”.
Comentários