Educadores do município de Brejo durante jornada pedagógica

A Jornada Pedagógica promovida pelo Governo do Estado, com o objetivo de avaliar e planejar as ações que serão desenvolvidas nas escolas, neste ano letivo, visando melhorar os índices educacionais e formar cidadãos para a vida, terminou, nessa sexta-feira (29), com o resultado positivo na avaliação dos professores do Sistema Estadual de Ensino.
“As expectativas são de melhorias para as escolas da rede estadual. E esta melhoria já se materializa nas discussões realizadas durante o processo de jornada pedagógica, onde paramos para repensar o ano anterior e propostas inovadoras e conscientes do nosso papel de transformar a sociedade a partir de uma educação de qualidade”, destacou Luiz Carlos Rodrigues da Silva, professor de Filosofia, do CE Arlindo Ferreira, de Barra do Corda.
Durante uma semana, professores, gestores e supervisores das 19 Unidades Regionais de Ensino (UREs), puderam avaliar os resultados obtidos no ano letivo de 2015 e programar as atividades para o ano de 2016, nas mais de mil escolas estaduais.
Já o professor de Biologia, Jaile Antônio Lopes da Silva dos Santos, professor também de Barra do Corda, destacou o calendário escolar coerente, na rede estadual, organizado pelo governo para 2016 para iniciar e terminar no mês ano. “A expectativa é de otimismo, de esperança, até porque pela primeira na história da nossa escola, vamos iniciar as aulas na data certa pra começar e pra terminar. Além de termos uma proposta pedagógica clara para melhoria dos índices educacionais, onde a gente vai ter acompanhamento e intervenções pedagógicas”, ressaltou.
Para a professora Laurizete Protásio dos Santos, da UI João Evangelista Serra dos Santos, na Ilhinha, a Jornada Pedagógica é uma ferramenta de extrema importância para a prática do ensino de qualidade, no chão da escola. “É na semana pedagógica que nós discutimos os pontos negativos e os pontos positivos, é onde superamos as dificuldades por meio de debates, de troca de experiências, e a partir disso, criamos estratégias para podermos trabalhar em sala de aula. E isso é extremamente salutar, enriquecedor para o professor que vai trabalhar com mais ferramentas. E com certeza soma muito nessa luta de melhorar os índices educacionais do nosso estado”, destacou Laurizete.
A Jornada Pedagógica planejada, organizada e focada em resultados práticos de sala de aula, é apenas uma das ações em prol da melhoria da qualidade de ensino e da valorização dos educadores do Sistema Estadual de Educação. Ações que começaram a ser desenvolvidas ao longo de 2015 envolvem medidas voltadas para a recuperação da infraestrutura das escolas, valorização e desenvolvimento profissional do magistério, apoio pedagógico para assegurar aos estudantes qualidade na aprendizagem, o início da implementação da Rede Estadual de Formação do Maranhão, entre outras iniciativas voltadas para que todas as crianças, jovens, adultos e idosos possam ter em todas as escolas do Estado o direito a uma aprendizagem de qualidade.

Formação Continuada
Uma das premissas para um ensino de qualidade é o investimento em formação, o que também é prioridade na atual gestão. Com a instalação do “Escola Digna”, iniciado com a substituição das escolas de taipa, por prédios escolares, o governo, por meio da Seduc, promove a qualificação permanente dos professores, através do Eixo Formação Continuada dos Profissionais da Educação, além das assessorias técnico pedagógicas. Dentro dessa proposta, foi instituída a Rede Estadual de Formadores, iniciada com a capacitação de 115 formadores das 19 Unidades Regionais de Educação, com foco no apoio pedagógico aos estudantes dos ensinos fundamental e médio, com viés na potencialização das competências leitora e escritora dos estudantes. Até agora já foram realizadas mais 200 horas de formação, atendendo a 1.777 professores das redes estadual e municipal.
No âmbito do Programa de Correção de Fluxo Escolar, que tem como objetivo alfabetizar estudantes que ainda não estão inseridos no mundo das letras e número e assim, corrigir o fluxo de estudantes com distorções idade/série não alfabetizados, já participaram de formação de 232 professores e 68 coordenadores, de 57 municípios.
“Sem uma política de formação continuada, que permita a todos os educadores acesso ao que de mais recente e importante tem sido produzido na educação do Maranhão, do Brasil e em todo o mundo, não será possível transformar a realidade das nossas escolas, dar aos docentes o devido valor profissional e a cada um dos nossos estudantes a garantia do sucesso escolar”, enfatizou a secretária de Educação, Áurea Prazeres.