São Luís - As professoras Conceição de Maria Neiva Pacheco e Heloisa Cardoso Varão Santos estão representando a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no “Projeto Trilhas”. Elas estão coordenando o Encontro de Formadores Estaduais, que teve início nessa segunda-feira (7), e finalizou a primeira etapa nessa terça (8), no Hotel Luzeiros, em São Luís. Uma próxima fase está programada para os dias 15 e 16 deste mês.
A ação conta com a presença de dois técnicos de cada secretaria de Educação de 79 municípios no estado que aderiram ao “Trilhas”, projeto que está alinhado com o Plano de Metas Todos pela Educação. Trata-se de uma Rede de Ancoragem, desenvolvido a partir de uma parceria do Instituto Natura, Comunidade Educativa (Cedac) e o Ministério da Educação.
O “Projeto Trilhas” compreende um conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com o objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em um universo letrado.
Os participantes da formação, que são os representantes de Secretarias Municipais de Educação, professores e técnicos, terão a responsabilidade de repassar o conhecimento adquirido aos professores de sala de aula que trabalham com turmas do 1° ano do Ensino Fundamental, público alvo do “Trilhas”.
Segundo a professora Heloísa Varão, o projeto visa alcançar dois eixos essenciais: desenvolver a leitura e a escrita dos alunos e realizar a formação continuada.
O material elaborado será distribuído em escolas públicas e contará com o apoio de uma Rede de Ancoragem Nacional, que auxiliará sua implementação, incentivando seu bom uso por meio de um processo de formação continuada.
O Projeto será realizado em todas as capitais brasileiras e envolverá 3.300 municípios, 72.051 escolas e 140 mil professores, beneficiando três milhões de alunos. O “Trilhas” apresenta um kit com materiais como cadernos pedagógicos, caderno de jogos e CDs, para serem utilizados em sala de aula.
O projeto tem a intenção de contribuir para o processo de ensino aprendizagem das crianças com vistas à melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas. Busca, ainda, estimular as crianças para que se transformem em verdadeiros usuários da leitura e da escrita.
Publicado em Regional na Edição Nº 14397
Comentários