Professor Raimundo Teixeira de Araújo durante palestra

São Luís - O professor da Escola Naval (de São Paulo), Academia da Força Aérea e da Escola Superior de Guerra (ambas do Rio de Janeiro), Raimundo Teixeira de Araújo, ministrou a palestra “Atividade de Inteligência”, na manhã dessa sexta-feira (5), aos alunos do 3º ano da Academia de Bombeiro Militar Josué Montello. A palestra aconteceu no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA). Além dos cadetes, praças e oficiais também participaram do evento.
Considerado um dos ícones do Serviço de Inteligência no país, professor Teixeira iniciou a carreira como oficial de Inteligência no Exército Brasileiro e encerrou na Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Na visão dele, a atividade de inteligência é importante para a boa gestão de qualquer administrador. “Um bom comando precisa, diuturnamente, trabalhar com informações fidedignas para tomar as decisões corretas”, enfatizou Teixeira.
Ainda segundo o professor, a palestra tem como objetivo criar nos cadetes uma mentalidade de inteligência, para que assim possam trabalhar a informação, haja vista ser ela a principal ferramenta para as decisões de comando. A palestra faz parte do conteúdo da disciplina Inteligência e Contra Inteligência, ministrada pelo capitão José Cláudio Bezerra Pereira.
Para os cadetes, assistir a uma palestra proferida pelo professor Teixeira é uma oportunidade ímpar. “Mesmo antes de entrarmos para a carreira militar, já ouvíamos falar na atuação do professor Teixeira na ABIN, e poder participar de uma palestra proferida pelo mesmo, sem sombra de dúvida, é enriquecedor para o nosso currículo”, enfatizou o cadete Alécio Luan de Araújo.