São Luís - O Procon/MA informa aos consumidores maranhenses que, desde o início de abril, os preços dos medicamentos foram reajustados em até 12,5%. O reajuste foi autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), órgão ligado a vários ministérios do governo federal.
A decisão afeta cerca de 9 mil medicamentos cujos preços são controlados pelo governo. Apesar da Cmed afirmar que a concorrência existente no mercado farmacêutico é um fator que diminui as chances do aumento atingir o teto de 12,5%, o PROCON/MA alerta os consumidores para que tomem medidas capazes de amenizar os efeitos do reajuste no orçamento doméstico, a fim de evitar endividamentos.
Pesquisar preços em fornecedores diferentes é uma importante forma de economizar, assim como solicitar que, quando possível, o médico prescreva remédios inscritos no Programa Farmácia Popular. O consumidor pode também pedir a seu médico que insira na prescrição o princípio ativo e não o nome da marca, possibilitando a compra de medicamentos genéricos, que são, em geral, mais baratos e possuem o mesmo efeito.
Contudo, caso o consumidor desconfie de aumento abusivo, as denúncias podem ser realizadas por meio do aplicativo do Procon-MA disponível para download, pelo site www.procon.ma.gov.br ou em qualquer unidade física mais próxima.
Publicado em Regional na Edição Nº 15581
Comentários