O Procon/MA informa que, desde o início de abril, passou a vigorar a bandeira tarifária verde, que indica redução no custo da energia. Isso significa que os consumidores deixarão de pagar a taxa extra de R$ 1,50, em média, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumida.
A redução ocorre devido a maior atividade das hidrelétricas no Brasil, ao desligamento das termelétricas (que possuem maior custo) e ao aumento do volume de água nos reservatórios em razão das chuvas.
Cabe ressaltar que todos os consumidores são cobrados por meio das contas de energia, pagando a tarifa indistintamente. A exceção é apenas para os consumidores residenciais classificados como baixa-renda, beneficiários da Tarifa Social.
Desde janeiro de 2015, o sistema de bandeiras tarifárias foi aplicado como alternativa ao reajuste anual. A cor da bandeira aponta quanto deverá custar a energia, com base nas condições de geração de eletricidade. O consumidor pode verificar em sua conta qual a bandeira está sendo cobrada observando o fim da fatura, próximo ao código de barras.
Publicado em Regional na Edição Nº 15574
Comentários