O Processo Seletivo Público para o Ingresso de Alunos aos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Tempo Integral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) têm 4.555 alunos inscritos. Os candidatos concorrem a 440 vagas destinas aos cursos nas Unidades Plenas dos Iema’s de Bacabeira, Pindaré-Mirim e São Luís, que serão inauguradas pelo Governo do Estado, em fevereiro. A instalação das unidades realizada pelo governo Flávio Dino está sob a coordenação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia Inovação (Secti).
A lista dos aprovados será divulgada nesta quinta-feira (14). O maior número de candidatos inscritos é para a unidade de São Luís onde foram registradas 3.839 inscrições. São 455 para o curso de Eventos, 1.508 para o de Informática, 795 para o de Meio Ambiente e 1.081 para Serviço Jurídico. Para essa unidade foram abertas 160 vagas, 40 para cada um dos cursos.
Concorrem as 160 vagas ofertadas pela unidade de Bacabeira, 303 candidatos, sendo 142 para o curso de Administração, 66 para o de Logística e 95 para o curso de Mineração. Para unidade plena de Pindaré-Mirim estão sendo ofertadas 120 vagas distribuídas em igual número entre os cursos de Agropecuária, Recursos Pesqueiros e Serviços Jurídicos. Concorrem a essas vagas 413 candidatos.
Para ingressar em um dos cursos, os candidatos deverão ter total disponibilidade de 2ª a 6ª feira para a jornada escolar integral de 10 horas.  Os cursos ocorrerão num período mínimo de três anos com aulas de segunda a sexta, em tempo integral, das 7h às 17h. “O estudante devidamente matriculado neste instituto concluirá simultaneamente uma habilitação profissional Técnica e o Ensino Médio”, explicou o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré.
A ordem de classificação do candidato levará em consideração a proximidade da residência do aluno à Unidade Plena escolhida, de acordo coma Lei nº 8.069 de 13/07/90. Em caso de empate, será considerada a maior média final no 9º ano do Ensino Fundamental. Na persistência de empate entre os candidatos, obedecer-se-á a maioridade. O resultado do seletivo deverá ser divulgado no dia 14 de janeiro e as matrículas devem ser iniciadas no dia 18 se estendendo até o dia 22 de janeiro. 
Aos egressos de escolas públicas serão disponibilizadas 80% das vagas. As demais estão distribuídas 15% para os candidatos classificados em ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.
A escolha dos cursos para cada unidade levou em consideração estudos feitos pelo Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), que presta consultoria à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia Inovação (Secti) e é referência na promoção qualificada do ensino em escolas públicas, que identificou maior demanda nestas áreas com a possibilidade de um maior aproveitamento desses alunos pelo mercado de trabalho local ao final do curso.

Sobre o Iema
O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) foi criado no dia 2 de janeiro de 2015 pelo governador Flávio Dino, com o intuito de ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio no estado. A proposta é instalar o Instituto em 23 municípios até 2018, oferecendo à sociedade estrutura para o Ensino, Pesquisa e Extensão, respeitando as necessidades de cada local. O modelo de ensino integrado se espelha em outros que já estão dando certo em estados como Ceará e Pernambuco.