Açailândia - Com o objetivo de qualificar e desenvolver empresas fornecedoras do Maranhão, 25 representantes de micro, pequenos e médios empreendimentos instalados em Açailândia e municípios vizinhos iniciam, no próximo sábado (21), sua participação no Programa de Certificação de Empresas do Maranhão (Procem). A iniciativa permite adequação das empresas às exigências do mercado e disciplina-as no processo de fornecimento de bens e serviços a grandes indústrias, minimizando custos e aumentando sua credibilidade perante os compradores.
Executado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Procem é uma ação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), capitaneado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) e seis empresas mantenedoras – Alumar, Cemar, Ceste, MPX, Renosa e Vale – e tem foco no aumento da competitividade das empresas maranhenses para sua maior participação nas oportunidades de negócios locais.
As empresas de Açailândia serão qualificadas em diversas áreas de gestão, seguindo módulos com conteúdos que tratam desde melhorias no atendimento das empresas, desenvolvimento tecnológico, até a reorganização das atividades contábeis, tributárias e trabalhistas. Fazem parte também da capacitação do Procem, módulos que abordam aplicação de ações preventivas de saúde e segurança no trabalho e qualidade de vida dos colaboradores da empresa.
“É nossa meta, como gestores dessa inciativa, levar as ações do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores também a outros municípios do Maranhão, além da capital, onde a indústria está presente ou se instalando, certificando novas empresas locais e ampliando sua participação no mercado”, afirmou Marco Antonio Moura, superintendente do IEL e da Fiema.
Segundo ele, essa é a segunda ação do Procem na região tocantina em um ano. Em 2011, empresas de Imperatriz participaram da certificação, processo que terminou este mês, no município.
Já desta edição, participam empresas que atuam em segmentos diversos da economia, tais como: construção civil, comércio e serviços, fabricação industrial, coleta e tratamento de resíduos, aluguel de máquinas e equipamentos industriais, construção de estações e distribuição de energia elétrica, monitoramento e sistema de segurança e serviços de saúde.
A abertura das capacitações do Procem acontecerá no prédio da Associação Comercial e Industrial de Açailândia (Acia), a partir das 8 horas da manhã. O primeiro módulo a ser executado é o de Qualidade e Produtividade.
Recentemente, no 3º Seminário de Melhores Práticas do PDF realizado em São Luís, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, ressaltou que atualmente existem 82 empresas maranhenses certificadas pelo Procem e 38 em processo de certificação e informou que, além dos mantenedores, outras 16 empresas são apoiadoras do Programa. “O PDF visa internalizar recursos dentro do estado, gerando mais emprego e renda”, enfatizou o secretário.
(Assessoria de Comunicação - Sistema FIEMA)