Domingos Cezar
A Rede Maranhense pela Primeira Infância (RMPI) e a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promovem, nos próximos dias 22 e 23, o seminário “A primeira infância indígena no Maranhão: Um diálogo entre culturas”. A informação foi prestada pela representante da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP/IMP), Maria Ovídia Muniz Portilho, uma das coordenadoras do seminário que reunirão indígenas de várias etnias do estado.
O evento, que acontece no auditório do Hotel New Anápolis, situado na BR-010, será aberto oficialmente às 8h30 do dia 22, pelas autoridades convidadas. O painel de abertura será aberto às 9h30, com o “Plano Nacional pela primeira infância: Atendendo a diversidade indígena no Maranhão”, sob a coordenação de integrantes da Rede Nacional pela Primeira Infância.
Ainda pela manhã, os participantes debatem o Plano com o Departamento de Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sob a coordenação da Associação Estadual de Educação Pré-Escolar (OMEP/BR/MA), cuja entidade tem como coordenador o representante do Ministério público, promotor João Marcelo Trovão.
No período da tarde, a partir das 14h, dentro do Painel integrado com lideranças indígenas, será debatido o tema “A realidade da infância indígena nas aldeias”, com representantes das etnias Awa-guajá, Guajajaras, Gavião, Kaapor e Krikati.
A coordenação da mesa ficará a cargo da Supervisão de Educação Indígena e Secretaria de Estado de Educação (SUPERIND/SEDUC). Às 17h, acontece a apresentação da campanha: “Por uma infância sem racismo” (UNICEF).
Segundo dia
No dia 23, às 8h30, tem início o painel integrado “Infância Indígenas nas políticas Públicas”, a ser desenvolvido pelo Ministério Público Federal, Fundação Nacional do Índio, Ministério da Educação, Secretaria de Estado da Igualdade Racial, Secretaria de Estado de Educação e Secretaria Especial de Saúde Indígena, sob a coordenação da Plan International.
No período vespertino, a partir das 14h30, será realizada a plenária de construção participativa do Plano Estadual da Primeira Infância no Maranhão. A coordenação da mesa fica a cargo de professores da Universidade Federal do Maranhão – Campus Imperatriz.
Durante o evento, conforme explicou Maria Ovídia Muniz Portilho, haverá exposição fotográfica “Crianças Indígenas”, promovida pelo Centro de Pesquisa e História Natural do Maranhão (CPHNMA). O seminário, em face a sua importância, deverá contar com a efetiva participação de entidades que defendem os direitos das crianças e adolescentes.
Comentários