São Luís - A Fundação Vale promove hoje (18) formação para equipes de saúde que atuam na área de abrangência das obras de melhoria e ampliação da Estrada de Ferro Carajás e dos terminais portuário e ferroviário de Ponta da Madeira. Cerca de 70 profissionais de saúde irão participar da iniciativa que acontece a partir das 15h, no Parque Botânico da Vale, em São Luís. A atividade integra as Ações de Educação Sexual e Promoção da Saúde, desenvolvidas pela Fundação em parceria com a ONG Oficina de Imagens.
Além de profissionais da área de saúde como médicos e técnicos de enfermagem, o curso terá a participação de bombeiros, motoristas de ambulância e assistentes sociais. O objetivo da formação é fortalecer os profissionais no trabalho de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)/Aids e abordar estigmas e preconceitos relacionados a elas. Um dos focos da capacitação é discutir a redução da contaminação decorrente do uso de drogas e de relações sexuais sem proteção.
As ações de educação sexual se articulam a partir da relação entre Comunicação e Mobilização Social por meio de dinâmicas e metodologias participativas. Em 2011, as ações estão sendo realizadas em São Luís, Bom Jesus das Selvas, Itapecuru-Mirim, Santa Rita e Anajatuba.
As atividades da formação com as equipes de saúde serão conduzidas pela psicóloga Sandra Figueiras, especialista em saúde pública e profissional da Fiocruz, e pela socióloga e cientista política Verônica Machado, diretora da Rizoma - Assessoria em Planejamento, Monitoramento e Avaliação.
Minicurso
Outra ação acontece entre os dias 15 e 20 de agosto, em cinco municípios maranhenses: São Luís, Bom Jesus das Selvas, Itapecuru-Mirim, Santa Rita e Anajatuba. Jovens, educadores, agentes de saúde e lideranças comunitárias irão participar de minicurso com tema voltado para a prevenção de DSTs.
Os minicursos são parte de um processo continuado de formação no campo da Educação Sexual e Promoção da Saúde. A proposta é que esses encontros resultem num planejamento com estratégias para disseminar a prevenção de DSTs nesses lugares. Outros seis municípios passam a integrar as Ações de Educação Sexual e Promoção da Saúde a partir do próximo ano: Alto Alegre do Pindaré, Buriticupu, Açailândia e Cidelândia, no Maranhão, e Parauapebas e Marabá, no Pará. (Assessoria de Imprensa)
Comentários