BRASÍLIA - O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) Edilson Baldez das Neves era um dos integrantes da comitiva de presidentes e empresários de 20 estados brasileiros, que participou na tarde do dia 20.02, no Palácio do Planalto, de uma reunião com o presidente Michel Temer.
A comitiva comandada pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, avaliou que esse encontro, no início do ano, foi importante para conhecer a pauta prioritária do Executivo e para mobilizar o setor produtivo pelas propostas que contribuem para o desenvolvimento do país, além de reforçar o apoio do setor à reforma da Previdência que mesmo com as discussões suspensas enquanto durar a intervenção no Rio de Janeiro, todos concordam que a questão terá de ser, inevitavelmente, enfrentada pelo governo, se não agora, ou pelo próximo governo.
A questão da segurança pública do país também foi pauta da reunião, que de fato, precisa ser enfrentada. Pois o custo que a violência tem para o setor produtivo e para o consumidor, devido a gastos com segurança, seguros e outras despesas decorrentes deste problema social é elevado.
Ao longo da reunião, outros temas foram ressaltados, como: as medidas que contribuam para a simplificação e desburocratização de tributos, a exemplo, a reforma do PIS/Cofins; a aprovação do novo ensino médio como caminho para modernizar a educação brasileira; a importância de políticas de parcerias público-privadas (PPPs) para o Brasil voltar a investir, a necessidade de o Brasil dar um salto em sua taxa de investimento, tendo como caminho aportes para melhorar a deficitária infraestrutura de transportes do país e a derrubada do veto, pelo Congresso Nacional, à participação de micro e pequenas empresas no Refis (programa de recuperação fiscal) do Simples Nacional.
Este último inclusive foi tema de outra agenda do presidente Edilson, da FIEMA, que participou do café da manhã realizado pela Frente Parlamentar Mista da Micro e da Pequena Empresa, coordenada pelo deputado Jorginho Mello (PR/SC). O café da manhã buscou consolidar o movimento pela derrubada do veto integral 5/2018, relativo ao projeto que estendia aos micro e pequenos empresários, optantes do Simples Nacional, as condições oferecidas aos demais contribuintes no Programa Especial de Regularização Tributária (PERT). A ação contou com a presença de vários parlamentares membros da Frente, representantes do setor industrial, comercial e prefeitos.
Publicado em Regional na Edição Nº 16073
Presidente da FIEMA participa de reunião com Michel Temer
Baldez fez parte de comitiva de presidentes de federações das Indústrias liderados pela CNI
Comentários